Basquete

NBA

Kobe Bryant anuncia data de aposentadoria

Em poema, astro do Lakers estipula adeus às quadras para após temporada da NBA

postado em 30/11/2015 08:47 / atualizado em 30/11/2015 08:58

 AFP PHOTO / ROBYN BECK

O ala-armador Kobe Bryant, do Los Angeles Lakers, anunciou na noite deste domingo que vai se aposentar após o encerramento da atual temporada da NBA, a principal liga de basquete do mundo. A confirmação de uma decisão arquitetada já antes do início do campeonato se deu com um poema publicado no “The Players Tribune”, um site criado por atletas para dar espaço a textos escritos por eles mesmos.

Nas linhas expostas por ele, Kobe endereça uma carta filosófica à bola de basquete, “sua companheira desde os 6 anos de idade”. Nas passagens, agradece pelos bons momentos vividos tanto dentro das quadras quanto quando era apenas um garoto que “brincava com uma bola de meia tentando acertar a lata de lixo em jogos imaginários decididos por ele”.

Já no fim da carta, o ídolo do Lakers diz que preferiu anunciar a sua decisão neste momento para poder aproveitar todos os momentos que ainda tem com a redonda. “Eu quis que você soubesse disso nesse momento para que nós vivêssemos todos os momentos, os bons e os maus, podendo saborear tudo que for possível para nós”, contou o jogador.

Pesou muito na decisão o fato de Kobe viver a sua pior temporada em 20 anos a serviço do basquete profissional americano. Estreante na temporada 96/97, já pela equipe da Califórnia, ele tem média 15,7 pontos por partida nos duelos disputados nesta edição pela franquia, segunda pior dentre as 32 da liga, com duas vitórias e 13 derrotas acumuladas.

Apesar de razoáveis, os números ficam pequenos perto de sua história, com cinco títulos do torneio e 17 presenças no All Star Game, que reúne os melhores da NBA, além de 25,5 pontos em média, sendo o terceiro maior pontuador da história da liga, atrás de Kareem Abdul-Jabbar e Karl Malone. Ainda ostenta a marca de 81 pontos na mesma partida, conquistada em 2006, frente ao Toronto Raptors, segunda melhor performance individual da história. A primeira é de Wilt Chamberlain, autor de 100 pontos pelo extinto Philadelphia Warriors sobre o New York Knicks, em 1972.

Com 66 partidas ainda a jogar, ele tenta se manter saudável para conseguir desfrutar esses últimos momentos, já que perdeu 73% dos jogos feitos pelos Lakers nas temporadas 13/14 e 14/15, atormentado por lesões; A última delas foi no ombro direito, que o tirou de combate logo no começo da disputa anterior.

Independentemente disso, Kobe também vive a expectativa de atuar pelo time americano nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Bicampeão dos Jogos em 2008 e 2012, ele já declarou publicamente a vontade de encerrar a carreira no esporte com mais uma medalha de ouro na competição.

Tags: nba