Basquete

NBA

Bicampeão ao lado de Kobe Bryant no Lakers, Pau Gasol homenageia: 'Valeu por tudo, irmão'

Veterano anunciou aposentadoria ao final da temporada e ganhou homenagens

postado em 30/11/2015 09:59 / atualizado em 30/11/2015 10:06

AFP
Os fãs do melhor basquete do mundo receberam uma notícia triste no domingo: Kobe Bryant está prestes a deixar as quadras. O astro dos Lakers confirmou as expectativas e anunciou que a temporada 2015/16 será sua última na NBA. A notícia comoveu o ex-companheiro Pau Gasol, parceiro do armador na franquia californiana na conquista do bicampeonato, em 2009 e 2010. Através de suas páginas na internet, o pivô espanhol prestou uma homenagem a Black Mamba.

“Nós vivemos momentos incríveis juntos, dentro e fora de quadra. Obrigado por tudo, irmão”, escreveu Gasol. “Nós vivemos momentos incríveis juntos, dentro e fora de quadra. Obrigada por tudo, irmão”, escreveu Gasol.

O perfil da franquia de Los Angeles também homenageou o atleta e extraiu um trecho de sua carta de despedida. “Quantas crianças podem dizer que irão crescer, se tornar profissionais e jogar para seu time preferido no mundo, e ainda passar toda a carreira lá? Foi um sonho.”

O perfil da franquia de Los Angeles também homenageou o atleta e extraiu um trecho de sua carta de despedida. “Quantas crianças podem dizer que irão crescer, se tornar profissionais e jogar para seu time preferido no mundo, e ainda passar toda a carreira lá? Foi um sonho”, escreveu o departamento de comunicação do time 16 vezes campeão da NBA.

Aos 37 anos, Kobe confirmou as expectativas e anunciou que esta será sua última temporada. Em 20 anos de carreira, o armador coleciona cinco anéis da liga-norte americana, 17 participações no All Star Game, um prêmio de Jogador Mais Valioso (MVP) e o posto de terceiro maior cestinha da história, atrás de Kareem Abdul-Jabbar e Karl Malone. Ele ainda ostenta a marca de 81 pontos na mesma partida, conquistada em 2006, frente ao Toronto Raptors, segunda melhor performance individual da história. A primeira é de Wilt Chamberlain, autor de 100 pontos pelo extinto Philadelphia Warriors sobre o New York Knicks, em 1972.

Nas últimas temporadas, contudo, o astro sofreu com lesões e pouco pode fazer para evitar os recentes maus desempenhos dos Lakers. Após atuar em 100% dos jogos em 2002/03, 2007/08, 2008/09 e 2010/11, Kobe participou de apenas seis jogos em 2013/14. No ano passado, jogou 35 partidas no início, mas perdeu o restante da temporada devido a um problema no ombro.

Quem também homenageou Black Mamba foi Adam Silver. O comissário da NBA elencou os feitos do jogador e exaltou sua paixão pelo esporte da bola laranja.

“Com 17 seleções para o All Star, um MVP, cinco títulos da NBA com os Lakers, dois ouros olímpicos e um trabalho ético incansável, Kobe Bryant é um dos melhores jogadores na história do nosso jogo. Seja competindo nas Finais ou treinando arremessos após a meia-noite em um ginásio vazio, Kobe tem um amor incondicional pelo jogo. Eu me uno aos milhares de fãs em todo o mundo para parabenizá-lo por sua fantástica carreira na NBA, e agradecê-lo por tantas memórias emocionantes”, publicou Silver.

O contrato do ídolo aurirroxo na NBA terminaria de qualquer forma ao fim desta temporada. Kobe, contudo, não esconde o desejo de defender a seleção dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O armador esteve no Team USA nos títulos de Pequim 2008 e Londres 2012, além de ter faturado o Mundial de 2007, disputado em Las Vegas. Caso se mantenha saudável até lá, Kobe certamente estará na lista do técnico Mike Krzyzewski para buscar o tri e encerrar a vitoriosa carreira com chave de ouro.

Tags: nba