Basquete

NBA

Mineiro voando alto

Um dos novatos de maior prestígio na NBA, o armador Raulzinho será o único brasileiro a participar do Fim de Semana das Estrelas, nos EUA

postado em 12/02/2016 10:00 / atualizado em 12/02/2016 09:34

AFP
Se o ano olímpico começou instável para as principais peças da Seleção Brasileira Masculina de Basquete, o armador Raulzinho só tem bons frutos a colher dos primeiros meses na NBA, a liga profissional norte-americana. Em quatro meses, o mineiro saiu do posto de terceira opção para armador titular do Utah Jazz, conquistando a confiança do técnico Quin Snyder e da torcida. O reconhecimento do trabalho veio com a convocação para o Jogo dos Novatos do Fim de Semana das Estrelas, de hoje para amanhã, às 0h (de Brasília), em Toronto.

O All Star Weekend é a principal festa da NBA, que termina com o Jogo das Estrelas, envolvendo os melhores jogadores das conferências Leste e Oeste domingo, às 23h30. Raulzinho é apenas o segundo brasileiro a participar da festividade, feito alcançado também pelo pivô Nenê (Wizards), em 2003 e 2004, quando defendia o Denver Nuggets. O mineiro vai jogar no time de estrangeiros, ao lado de atletas como o canadense Andrew Wiggins (Timberwolves) e o letão Kristaps Porzingis (Knicks). Do lado dos americanos, os destaques são Karl-Anthony Towns (Twolves) e Jahlil Okafor (Sixers).

“Para mim, é um orgulho enorme participar, estar representando uma marca como o Utah Jazz e o Brasil nesse Jogo dos Novatos”, afirmou Raulzinho, por e-mail, ao Estado de Minas. “Muitas coisas boas estão acontecendo comigo e estou feliz pelo momento que estou vivendo aqui na NBA, não acreditava quando me falaram sobre a chance de participar dessa grande festa e foi maravilhoso quando recebi a notícia de que havia sido convocado.”

O mineiro, de 1,92m, foi titular em 51 das 52 partidas do Jazz, ajudando a franquia de Salt Lake City na campanha de 26 vitórias e 26 derrotas – em oitavo, o último lugar para se classificar aos playoffs. “Tenho evoluído, estou me adaptando ainda à NBA, mas vejo que estou crescendo, entendendo cada vez melhor o jogo na NBA e buscando me aperfeiçoar ao máximo. Conversamos muito (eu e o técnico Quin Snyder) e ele me dá muitos conselhos, orientações sobre o meu jogo, falamos bastante de tática”, afirmou.

SELEÇÃO
Raulzinho tem média de 6,2 pontos, 2,5 assistências e 1,5 rebotes em 20,5 minutos em quadra. Ele é o brasileiro com mais tempo de quadra em uma temporada em que os mais oito brasileiros – Nenê, Anderson Varejão, Tiago Splitter, Lucas Bebê, Marcelinho Huertas, Leandrinho, além de Bruno Caboclo e Cristiano Felício, na liga de desenvolvimento – perderam espaço em seus times.

Mesmo com a boa campanha, afirma que não pensa em ser titular nos Jogos Olímpicos. “Não penso nisso. Fico feliz de estar atuando, ganhando bons minutos em quadra e espero que os outros brasileiros possam ter mais tempo de quadra também, isso é bom para o basquete brasileiro”, disse. “Ser titular ou não na Olimpíada não é algo em que penso. Quero estar no grupo, disputar esses Jogos, que serão únicos. Serão na minha casa, com a minha família, meus amigos e o povo brasileiro na torcida.”

FIQUE LIGADO
Fim de Semana das Estrelas
Hoje
22h: Jogo das Celebridades
0h: Jogo dos Novatos
Amanhã
23h: Desafio de enterradas
Domingo
23h30: Jogo das Estrelas
Transmissão: Sportv e Espn


TRÊS PERGUNTAS PARA...

RAULZINHO, armador mineiro do Utah Jazz


1) Quais suas impressões em quatro meses na NBA?
A NBA tem um jogo mais agressivo, mais físico e veloz do que a Europa. Tenho muito a melhorar, estou aqui há pouco tempo, e sei que esse amadurecimento vem com o tempo, com paciência e dedicação.

2)O Jogo dos Novatos foi um grande reconhecimento. O que espera da partida?
Não sei como vai ser, é um momento especial, único, estou na NBA há poucos meses e aprendendo muito. Essa partida tem um significado muito grande, é o fim de semana de gala da liga, o mundo inteiro está assistindo e espero fazer um bom jogo, me divertir, curtir cada minuto.

3)O seu momento te ajuda a chegar melhor à Olimpíada?
Vai ser inesquecível e meu objetivo é estar na Seleção Brasileira representando o Brasil. Acho que o Brasil tem muito mais do que cinco titulares, tem um grupo forte, experiente e em condições de brigar por um lugar no pódio.