COPA DO MUNDO

Federação Alemã descarta "jogo de compadre" com os EUA: "Completamente impossível"

Empate garantirá vaga às duas seleções nas oitavas de final da Copa do Mundo

postado em 25/06/2014 18:49 / atualizado em 25/06/2014 19:55

Redação /Superesportes

AFP PHOTO JOCHEN LUEBKE

Em busca da classificação às oitavas de final da Copa do Mundo, Alemanha e Estados Unidos garantirão as vagas caso empatem o duelo desta quinta-feira, às 13h, na Arena Pernambuco. Esse resultado eliminaria qualquer possibilidade de Portugal e Gana, outros integrantes do grupo G, avançarem. O quadro que criou a suspeita de um acordo entre norte-americanos e alemães foi rechaçado pelo presidente da federação do país europeu, Wolfgang Niersbach.

O dirigente relembrou episódio da Copa do Mundo de 1982, disputada na Espanha. Naquela edição, Alemanha e Áustria tiveram atuações amplamente criticadas após trocarem passes e deixarem o tempo passar quando o placar apontava 1 a 0 para os alemães. Aquele resultado classificou as duas equipes para a fase seguinte, eliminando a Argélia.

“É completamente impossível que algo deste tipo possa acontecer novamente. O que aconteceu em 1982 foi constrangedor. O nosso objetivo é terminar a fase de grupos com uma clara vitória sobre os Estados Unidos”, declarou Wolfgang Niersbach, ao jornal Sport Bild.

As suspeitas sobre um resultado combinado entre Alemanha e Estados Unidos envolvem os treinadores. Agora comandante da equipe norte-americana, Jürgen Klismann teve Joachim Löw, hoje técnico do time alemão, como assistente na Copa do Mundo de 2006.

“Estou absolutamente convicto de que não haverá um jogo que vai entrar para a história como ‘A vergonha de Recife’”, ressaltou o presidente da Federação Alemã, em referência ao jogo contra os austríacos em 1982, conhecido como “A vergonha de Gijon”.

Tags: alemanha estados unidos