COPA DO MUNDO

Costa Rica entra no grupo de seleções eliminadas de maneira invicta na história das Copas

Seleção da Concacaf se despede do Mundial com duas vitórias e três empates

postado em 05/07/2014 21:36 / atualizado em 05/07/2014 22:01

Gustavo Andrade /Superesportes

REUTERS/Michael Dalder

Depois de se classificar no “grupo da morte” e passar pela Grécia, a Costa Rica deu muito trabalho à Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo. A decisão de quem avançaria para duelo com a Argentina foi para a disputa de pênaltis. E os europeus levaram a melhor nas cobranças, com 4 a 3, após placar sem gols no tempo normal e na prorrogação. Com mais um empate, os Ticos se despedem do Brasil invictos. Na história das Copas, isso havia acontecido em 16 oportunidades (confira a lista abaixo).

A primeira vez que isso ocorreu foi na edição de 1974, quando a Escócia caiu na primeira fase com três empates. Desde então, apenas a edição de 1994 não teve seleções eliminadas de forma invicta. Na última Copa do Mundo, disputada na África do Sul, a Nova Zelândia também se despediu com três empates.

O Mundial com mais times eliminados sem perder foi o de 2006. Na edição disputada na Alemanha, quatro equipes conviveram com esse panorama. Eliminada nos pênaltis nas oitavas de final, pela Ucrânia, a Suíça não sofreu gols nos quatro jogos disputados. Já a vice-campeã França contabilizou quatro vitórias e três empates. O bicampeonato francês não foi alcançado pelo revés nas penalidades diante da Itália, por 5 a 3.

Maior campeã da história das Copas, a Seleção Brasileira já foi eliminada por duas vezes sem derrotas. Em 1986, foram quatro vitórias e um empate até a queda diante da França, nas penalidades máximas.

Já em 1978, o Brasil caiu na segunda fase, disputada em grupos. Uma goleada da Argentina sobre o Peru, por 6 a 0, determinou a eliminação brasileira no saldo de gols. Os “hermanos” precisavam vencer por 4 a 0. Durante anos, houve a suspeita de um acordo entre argentinos e peruanos para o “placar elástico”. Apontada como “campeã moral” pelo técnico Cláudio Coutinho, a Seleção Brasileira encerrou sua campanha com quatro vitórias e três empates.

A invicta Costa Rica

A Costa Rica contabilizou duas vitórias e três empates. Em um grupo com três campeões mundiais, a seleção da Concacaf surpreendeu, ao vencer Uruguai e Itália. Na última rodada, já classificada, empatou sem gols com a Inglaterra. Primeira colocada de sua chave, a equipe enfrentou a Grécia nas oitavas de final e avançou ao vencer a disputa de pênaltis. Neste sábado, foi a Holanda que se deu bem nas penalidades máximas, eliminando os invictos costa-riquenhos.

Essa foi a primeira vez que a Costa Rica chegou entre os oito primeiros colocados da Copa do Mundo. Nas três participações anteriores, a melhor posição havia sido o 13º lugar, em 1990.

Os eliminados sem derrotas

1974: Escócia: 2 empates e 1 vitória
1978: Brasil: 4 vitórias e 3 empates
1982: Camarões: 3 empates; Inglaterra: 3 vitórias e 2 empates
1986: Brasil: 4 vitórias e 1 empate; México: 3 vitórias e 2 empates
1990: Itália: 6 vitórias e 1 empate
1998: Bélgica: 3 empates; Itália: 3 vitórias e 2 empates
2002: Espanha: 3 vitórias e 2 empates; Irlanda: 1 vitória e 3 empates
2006: França: 4 vitórias e 3 empates; Suíça: 2 vitórias e 2 empates; Inglaterra: 3 vitórias e 2 empates; Argentina: 3 vitórias e 2 empates
2010: Nova Zelândia: 3 empates
2014: Costa Rica: 2 vitórias e 3 empates