Mais Esportes

Brasil estreia no Mundial de handebol nesta sexta

postado em 13/01/2011 12:11 / atualizado em 13/01/2011 12:38

A Seleção Brasileira Masculina de Handebol faz sua estreia no Mundial da modalidade nesta sexta-feira, ante a Áustria. Válida pelo grupo B, a partida começa às 18h30 (horário de Brasília).

Mesmo iniciando a disputa de seu quinto Mundial, o capitão Léo admite ainda sentir ansiedade. "Jogar um Mundial contra as melhores seleções do mundo é sempre empolgante. É uma oportunidade de tentar evoluir e, cada vez que temos uma chance como essa, precisamos aproveitá-la", comentou o jogador.

Entretanto, ao analisar as chances verde-amarelas nesta primeira partida, o armador central perde um pouco da animação.

"Precisamos estar concentrados em fazer uma boa apresentação. Claro que pensamos em vitória, mas a Áustria é uma equipe com grandes jogadores e sabemos que não será fácil", admitiu o atleta.

Outro jogador gabaritado na seleção é o ponta Renato Tupan. Aos 31 anos, o jogador acumula a experiência de ter atuado na Europa durante sete anos. Nesse período, jogou ao lado de dois atletas que terá como adversários neste Mundial: Frank Loke, da Noruega, e Thorir Olafsson, da Islândia.

"Procuro ajudar de alguma forma, principalmente passando para os nossos goleiros as informações sobre as ações que esses jogadores costumam fazer, além dos seus pontos fortes e fracos", afirmou Tupan, que faz questão de elogiar seu companheiro de posição, Fábio Chiuffa. "Também procuro conversar com o outro ponta direita, que tem apenas 21 anos, mas que acredito que fará um ótimo Mundial, pois tem muito potencial", destacou.

Renato Tupan, por sua vez, está confiante para a participação do Brasil no Mundial da Suécia. "Espero que a nossa equipe consiga fazer bons jogos e consiga avançar para a segunda fase do campeonato. Acredito que temos reais chances de jogar bem e vencer esse jogo de estreia. Estamos analisando os vídeos e estudando bem o adversário", analisou.

Grupos

Ainda na primeira fase, o Brasil vai encarar Islândia, Hungria, Noruega e Japão. Ao todo, o Mundial conta com quatro grupos com seis países cada. No A estão França, Espanha, Alemanha, Tunísia, Egito e Bahrein. Na chave C se enfrentam as seleções da Croácia, Dinamarca, Sérvia, Romênia, Argélia e Áustria. E no grupo D estão Polônia, Suécia, Coréia, Eslováquia, Argentina e Chile.

Três se classificam para a segunda fase, onde todos jogam contra todos. A semifinal será no dia 28 e a final no dia 30 de janeiro. As primeiras partidas do Mundial serão realizadas nesta quinta e a França, atual campeã olímpica, mundial e europeia, é a principal favorita.

Tags: