Mais Esportes

Contador promete recorrer de punição 'enquanto for necessário'

postado em 28/01/2011 19:56

Maior nome do ciclismo mundial, o espanhol Alberto Contador recebeu uma proposta de sanção por parte da Federação Espanhola de Ciclismo (RFEC), por ter sido flagrado no exame antidoping pelo uso de clembuterol. Alegando inocência desde quando teve o doping anunciado, ele prometeu recorrer da proposição de suspensão enquanto ainda precisar.

"Vou recorrer até onde for necessário para provar a minha inocência. Vou até o final disso", prometeu o ciclista espanhol de 28 anos, que treinava em Mallorca quando recebeu a notícia, e afirmou nesta sexta-feira que ao menos por enquanto não pretende encerrar a carreira.

Contador concedeu entrevista coletiva na Espanha e afirmou que desde quando anunciou ter sido flagrado, vem sofrendo demais a ponto de não acreditar no que lhe aconteceu, e principalmente repudiar a reação do público ao caso.

"Começo a pensar e é incrível. É uma vergonha o que aconteceu. Ocorreu um julgamento público, um julgamento político com comentários gratuitos e mal intencionados que tiveram um papel transcendental nessa proposta de sanção", criticou.

O espanhol ainda tem oito dias para recorrer da proposição que recebeu. A substância encontrada na urina do ciclista foi de quantidade tão baixa que a defesa do atleta alega que seria irrisório e impossível melhorar o rendimento do atleta. Apesar disso, a procedência da substância ainda não foi comprovada.

O tricampeão da Volta da França ainda reclamou da exposição da proposição do caso por parte da Federação Espanhola e da UCI - que afirmou nesta quinta-feira que a decisão da RFEC não tem nada de definitiva.

"É uma vergonha que tudo seja levado a público antes que eu fosse comunicado oficialmente. Essas coisas demonstram a carência do esporte que quero e tanto dediquei minha vida. Uma regra obsoleta vai jogar minha carreira por terra. Eu não me dopei digo em alto e bom som", sentenciou.

Tags: