Mais Esportes

Cariocas e mineiros dividem o pódio no Match Race Minas Gerais 2011

Equipe Pariz, do Rio, e equipe França, de Minas, ficaram com 1o. e 2o. lugares

postado em 22/08/2011 09:35 / atualizado em 22/08/2011 09:45

Divulgação Match Race 2011


A regata do Match race 2011, na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, terminou nesse domingo com a supremacia de mineiros e cariocas. Três equipes de Minas Gerais, três do Rio de Janeiro e uma de Brasília competiram por troféus e pontos no ranking internacional de regatas, o International Sailing Federation (ISAF).
 
Um dos campeões, Rafael Pariz, destacou o nível do campeonato. "Foi uma disputa acirrada, com ventos fortes e constantes, o que favoreceu os atletas mais experientes na competição", disse. O segundo colocado, Guilherme França, comemorou a presença no pódio. “Ficamos felizes por representar Minas de uma forma positiva na disputa”

O árbitro Samuel Gonçalves considerou o Match Race Minas Gerais diferenciado em relação a outros eventos náuticos nacionais, por conta da proximidade do público em relação aos barcos que estiveram na disputa. "O público participou do Match, porque assistiu a tudo bem perto da lagoa", afirmou.

Entenda o Match Minas
 
O Match Race é uma modalidade de competição de barcos à vela, protagonizada por diferentes equipes. É uma “corrida combinada”, uma “regata a dois”, um duelo entre dois barcos tecnicamente iguais. Cada regata é disputada por dois barcos em faseseliminatórias, oitavas, quartas, semifinal e final.
 
A modalidade Match Race cresceu muito no Brasil nos últimos 10 anos, a ponto de se tornar uma classe olímpica em Londres'2012. Em Minas Gerais, as competições começaram em 2004. Em 2006, passaram a fazer parte do calendário de eventos da ISAF, como evento grau 4.

Confira a colocação final do Match Race Minas Gerais 2011
 
As equipes do Match Race são formadas por três tripulantes: o timoneiro, que é o líder do barco e responde pela equipe na competição, além do tripulante central e do proeiro. Conheça o perfil dos timoneiros e equipes do Match Race 2011:
 
1o.   lugar - Pariz [Timoneiro: Rafael Pariz]
Representa o Rio de Janeiro, Pariz tem 24 anos e é atleta oficial da Marinha Brasileira. É o velejador que mais conquistou campeonatos de Match Minas Gerais e é o terceiro do Ranking Nacional de Match Race. É velejador de Star, Classe Oceano e Match Race.
Tripulantes: Yuri Andrade e Bruno Rissi
             
2o. lugar - França [Timoneiro: Guilherme França]
Guilherme França, de 23 anos, veleja de Laser, Microtonner e Match Race. Disputa vários torneios nacionais e internacionais. É o melhor mineiro ranqueado do Brasil egrande esperança para levar o título em 2011. É o atual campeão mineiro de Laser e foi o comandante da equipe mineira no Match Race Brasil.
Tripulantes:  Celso Ricardo Lisboa e Rafael Mascarenhas
 
3o. lugar - Lobato [Timoneiro: Ricardo Lobato]
Ricardo Lobato, do Rio de Janeiro, faz parte da equipe olímpica do Brasil comoconsultor técnico para assuntos de regras de vela, e, como atleta, já conquistou vários títulos nacionais. É juiz internacional da ISAF e velejadordas modalidades Snipe, Laser e Match Race.  
     
4o. lugar - Aimone [Timoneira: Raquel Aimone]
Única equipe totalmente feminina, o time de Brasília, liderado por Raquel Aimone, participa de vários campeonatos internacionais e está na disputa para participar daOlimpíada de Londres, em 2012. Raquel tem 27 anos.
     
5o. lugar - Basilio [Timoneiro: Pedro Basilio]
O mineiro Pedro Basílio, de 51 anos, veleja de Laser e Microtonner. Possui vários títulos mineiros de Laser e Microtonner e participa de vários campeonatos interestaduais.
     
6o. lugar - Low Beer [Timoneiro:Bernardo Low Beer]
Do Rio de Janeiro, Beer tem 25 anos e possui vasta experiência em campeonatos à vela.Velejou na Austrália. Foi vice-campeão brasileiro de 470; campeão brasileiro júnior de Match Race e já representou o Brasil no sunfish dos jogos panamericanos. Bernardo também já foi campeão europeu de Laser Radial e campeão norte-americano Laserpela Flotilha Prata.  
   
7o. lugar -
Martins [Timoneiro: Marco Aurélio Martins]
De Minas Gerais, aos 52 anos, Martins veleja de Laser e Microtonner e participa de vários campeonatos interestaduais, principalmente os campeonatos brasileiros de Laser.