Mais Esportes

Halterofilista paraolímpico brasileiro é suspenso por doping

Claudemir Santin foi pego no exame por uso da substância tamoxifen

postado em 23/02/2012 17:47

O halterofilista paraolímpico brasileiro Claudemar Santin foi suspenso por dois anos pelo Comitê Paraolímpico Internacional, por doping. Ele testou positivo para tamoxifen durante os Jogos Parapan-americanos de Guadalajara e alegou motivos médicos para uso da substância.

De acordo com a defesa de Claudemar, ele utilizou tamoxifen por orientações médicas, para se tratar de mastalgia, dores na região mamária que normalmente atingem mulheres. A substância é proibida pelo código da Agência Mundial Antidoping (WADA) desde 2010.

A decisão do Comitê Paraolímpico Internacional suspende Claudemar por dois anos a partir de 8 de dezembro, quando foi notificado do exame positivo. Todos seus resultados a partir do dia 18 de novembro também foram cancelados. Em nota, o Comitê Paraolímpico Brasileiro reforçou sua missão de combate ao doping.

"O Comitê Paraolímpico Brasileiro reforça seu comprometimento com o esporte limpo e livre de drogas. Sua política de combate ao doping é baseada em programas de educação e programas de testes, sejam eles durante competições oficiais ou fora delas. Esclarece ainda que todos os atletas integrantes das Seleções Brasileiras paraolímpicas das diversas modalidades recebem orientação quanto à regulamentação antidoping e apoio do corpo médico do CPB quanto ao uso de substâncias médicas", diz o comunicado.