Mais Esportes

Boxe

Após derrota de Pacquiao, Dana White critica Comissão Atlética de Nevada

'Eles só podem estar brincando comigo', criticou o presidente do UFC

postado em 10/06/2012 09:10 / atualizado em 10/06/2012 15:30

AFP PHOTO / JOE KLAMAR
Dana White, presidente do UFC, ficou enfurecido com a derrota controversa do boxeador filipino Manny Pacquiao no duelo contra o norte-americano Timothy Bradley, na noite deste sábado, na MGM Grand Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Pacquiao foi melhor durante o combate inteiro, mas dois dos três juízes – sancionados pela Comissão Atlética de Nevada -, deram a vitória para Bradley na decisão dividida (115-113, 113-115 e 115-113). O erro custou o cinturão do filipino na categoria dos meio-médios da WBO (Organização Mundial de Boxe) e encerrou a invencibilidade do lutador que não perdia desde 2005.

A Comissão Atlética de Nevada também é a organização responsável pela escolha dos jurados que trabalham nas edições da maior liga de MMA do mundo, o UFC, que acontecem em Las Vegas. Por diversas vezes, Dana White se irritou com as pontuações polêmicas e imprecisas desses juízes em lutas do Ultimate. Mas a derrota de Pacquiao no boxe foi o estopim para o mandatário do Ultimate.

“A Comissão Atlética de Nevada está em sua melhor fase! Eles só podem estar brincando comigo! Como é nojenta a comissão desse estado. É a pior comissão atlética do país”, disparou Dana White, em seu perfil no Twitter.

Lutadores de MMA e especialistas também criticaram a decisão equivocada dos juízes na luta de Pacquiao. “Pacquiao não perdeu essa luta!”, comentou o lutador dos meio-médios do UFC, Demian Maia.

O canadense Patrick Cótê, que foi recontratado pelo UFC recentemente, também lamentou. “Sou um grande fã de boxe. Mas o que aconteceu essa noite foi uma vergonha, não posso acreditar nisso”.

O comentarista Luciano Andrade, do canal Combate, acredita que o erro dos juízes vai acabar de vez com o prestígio do boxe. “Roubar descaradamente um ídolo carismático e querido como o Pacquiao é o mesmo que jogar uma pá de terra em cima do boxe para enterrá-lo de vez”, disse.

A campeã do peso-galo do Strikeforce, Ronda Rousey, manifestou sua frustração. “Cara depois dessa... Acho que nunca mais vou comprar um pay-per-view de boxe novamente. Esse resultado está errado. É um ato repulsivo”, afirmou.