Mais Esportes

Polêmica: fãs de boxe denunciam 'armação' na derrota de Manny Pacquiao

Indignados com resultado controverso, torcedores protestam contra promotor do combate entre Pacquiao e Timothy Bradley e Comissão Atlética de Nevada

postado em 10/06/2012 16:40 / atualizado em 10/06/2012 17:30

REUTERS/Steve Marcus

A controversa derrota do filipino Manny Pacquiao para o norte-americano Timothy Bradley por decisão dividida dos juízes, na noite deste sábado, na MGM Grand Arena, em Las Vegas, continua rendendo calorosas discussões em fóruns e redes sociais na internet. Neste domingo, fãs do esporte denunciaram uma suposta ‘armação’ envolvendo a Comissão Atlética de Nevada – que sancionou os árbitros do evento -, e o famoso promotor de boxe Bob Arum.

Segundo o site norte-americano Big Lead Sports, Bob Arum teria planejado a derrota de Pacquiao para lucrar com uma revanche que já está marcada para o dia 10 de novembro deste ano, mais uma vez, na MGM Grand. Em entrevista à imprensa, o promotor disse ter ficado envergonhado ao ver o erro dos juízes, no entanto, se mostrou contente com a revanche. “O que aconteceu nessa noite foi uma sentença de morte para o boxe, mas eu vou fazer uma tonelada de dinheiro na revanche”, afirmou Bob Arum.

Stephen Dunn/Getty Images/AFP
Outro fato polêmico ressaltado pelos torcedores é a divulgação de uma imagem feita pelo lutador Timothy Bradley no dia 29 de maio. A foto foi tirada 11 dias antes do combate contra Pacquiao e mostra o cartaz da revanche marcada para novembro. O novo campeão dos meio-médios da WBO (Organização Mundial de Boxe) já sabia da revanche sem ter sequer enfrentado o filipino.

A própria luta também serviu de argumento para o protesto dos fãs de boxe. Durantes os 12 rounds, Manny Pacquiao dominou amplamente o combate e não deu trégua ao adversário. A HBO, dona dos direitos de transmissão da peleja no EUA, mostrou, inclusive, que Pacquiao acertou mais golpes. No entanto, dois dos três jurados da Comissão Atlética de Nevada enxergaram a vitória de Timothy Bradley por 115 a 113.