Mais Esportes

Phelps visita o Rio de Janeiro, espera por autoridades e promete voltar em 2016

Michael Phelps visitou a Vila Olímpica do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro

postado em 30/10/2012 14:21 / atualizado em 30/10/2012 17:32

AFP PHOTO/ANTONIO SCORZA

Maior atleta da história dos Jogos Olímpicos, o norte-americano Michael Phelps visitou a Vila Olímpica do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira, para cumprir compromissos de um patrocinador e apoiar projetos esportivos. O ex-nadador chegou ao local no início da tarde, mas o evento começou com 40 minutos de atraso, já que a organização ficou esperando a chegada do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes, que não apareceram.

Eles foram representados pela secretária estadual de Esporte, Márcia Lins, que chegou quase uma hora após o programado, e o secretário municipal de Esporte, Romário Galvão. O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, também faltou.

Mesmo com a espera, Phelps demonstrou bom humor e deu uma aula de natação para as crianças que treinam na Vila Olímpica do Complexo do Alemão. Apesar da dificuldade de comunicação por causa da diferença de idioma, o norte-americano saiu da piscina carioca satisfeito por ter incentivado a prática da modalidade.

“Fiquei bastante impressionando. Dar 30 minutos de seu tempo para ajudar essas crianças a acreditar que podem alcançar seu sonhos foi ótimo. É um momento muito especial”, disse Phelps, dono de 22 medalhas olímpicas, 18 delas de ouro.

O norte-americano, que se aposentou após os Jogos Olímpicos de Londres-2012, prometeu voltar ao Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016, mas como turista. Na capital britânica, Phelps encerrou sua carreira conquistando quatro outros e duas pratas.

“Estarei aqui. Não competindo, mas como turista”, disse Phelps, prometendo levar também sua mãe, Deborah. A matriarca da família ganhou fama nas últimas edições das Olimpíadas ao comemorar com energia as conquistas do filho.

Após as Olimpíada de Londres-2012, ela chegou a pedir mais quatro anos de carreira ao nadador para poder acompanhá-lo em 2016 e conhecer o Rio de Janeiro. “Espero que ela esteja mais tranquila”, brincou o ex-nadador.