Mais Esportes

DESAFIO DAS CRUZES

Ladeiras de Ouro Preto receberão prova internacional de downhill neste sábado

Os 600 metros de percurso terão oito obstáculos artificiais

postado em 16/05/2013 15:10 / atualizado em 16/05/2013 15:29

Divulgação Red Bull


A cidade mineira de Ouro Preto receberá neste sábado (18/05), a partir das 14h, com transmissão do Superesportes, uma das mais radicais provas de downhill do mundo: o Desafio das Cruzes. Vinte competidores do Brasil e do exterior vão encarar uma ladeira de 600m, entre as igrejas São Francisco de Paula e Nossa Senhora do Pilar, no centro histórico. Vence aquele que completar o percurso no menor tempo. O público poderá acompanhar os “pegas” gratuitamente.

Os treinos livres serão realizados entre 10h e 12h30. Em seguida, serão cronometrados os tempos dos 20 competidores e os 16 melhores serão selecionados para as oitavas de final. Os quatro “eliminados” ficarão na reserva técnica. Caso aconteça algum abandono por contusão ou desclassificação, esses atletas poderão ser convocados para entrar na disputa.

A competição principal, marcada para as 14h, será no sistema de mano a mano em oitavas de final, quartas de final, semifinal, até a grande decisão. O dono do melhor tempo nos treinos cronometrados enfrentará o 16º, o segundo pegará o 15ª e assim por diante.

A largada será na Igreja São Francisco de Paula e a chegada será na Matriz de Nossa Senhora do Pilar. A pista de 600 metros montada no centro histórico de Ouro Preto receberá alguns dos maiores destaques da modalidade no mundo, como o mineiro Bernardo Cruz, de Ouro Preto, atual campeão brasileiro; o peruano Sebastian Alfaro, atual campeão Pan-Americano na categoria juvenil; o norte-americano Sean McClendon; e o catarinense Markolf Berchtold, um dos mais experientes atletas de downhill do Brasil.
Divulgação Red Bull

O ouro-pretano Bernardo Cruz comemorou a chegada da prova à cidade. Anteriormente, dois pegas de downhill já haviam sido realizados em Minas. O primeiro foi o Desafio dos Profetas, 2005, em Congonhas, vencido por Róbson "Urubu" dos Santos. O segundo foi o Desafio da Mina, em Mariana, no ano de 2006, com título do inglês Gee Atherton.

”Estou muito feliz que, finalmente, vamos ter um evento aqui na cidade. É a primeira vez que teremos uma competição de downhill de alto nível em Ouro Preto e sei que vai ter muita gente torcendo por mim. Com certeza, todo mundo vai querer ganhar de mim aqui”, disse Bernardo Cruz, um dos dois representantes de Ouro Preto. O outro será Alex Alvim Ferreira.

A pista

Os 600 metros de percurso terão oito obstáculos artificiais de madeira. O mais impressionante é uma rampa com salto de seis metros de altura. A expectativa é que os atletas realizem descidas com tempos entre 50 segundos e um minuto, e atinjam velocidades superiores a 80km/h.

Programação:

Treinos livres – 10h às 12h30
Treinos cronometrados - 12h30 às 13h30
Prova - 14h às 15h30

Serviço:
Desafio das Cruzes
Local: Igreja São Francisco de Paula, Ouro Preto - Minas Gerais
Data: 18/05 (Sábado)
Horário: 14 horas
Público: entrada franca
Transmissão no Superesportes, a partir das 14h

Competidores:

1. Bernado Cruz - Ouro Preto, MG
2. Guilherme Bisarria - Belo Horizonte, MG
3. Leonardo Mattiolli Belo Horizonte, MG
4. Alex Alvim Ferreira - Ouro Preto, MG
5. Lucas Marri Ludolf - Belo Horizonte, MG
6. Theo Duarte - Rio de Janeiro, RJ
7. Tiago da Silva Farinelli - Rio de Janeiro, RJ
8. Diego Knob - Petrópolis, RJ
9. Lucas Borba - Bento Gonçalves, RS
10. Markolf Berchtold - Schroeder, SC
11. Nataniel Giacomozzi - Ibirama, SC
12. Leandro Campovilla - Sao Paulo, SP
13. Walace Miranda - Sao Paulo, SP
14. Gabriel Oliveira - Sao Paulo, SP
15. Sean McClendon - California, USA
16. Sebastian Alfaro - Lima, Peru
17. Rafael de Paula - Sao Paulo, SP
18. Wellignton Santos - Itabirito, MG
19. André Bretas - Sao Paulo, SP
20. Alcides Souza - Sao Paulo, SP

Assista a um vídeo do Desafio do Morro, realizado em 2009, no Rio de Janeiro: