Mais Esportes

Taça Brasil de Clubes de Bocha

Para gente boa de bola

postado em 21/08/2013 08:58 / atualizado em 21/08/2013 09:01

Belo Horizonte vai sediar de hoje a domingo, nas canchas do Palmeiras, no Bairro Santa Efigênia, Região Leste da capital, a 26ª edição da Taça Brasil de Clubes de Bocha. Ao todo 20 clubes disputam o título, sendo quatro de Minas Gerais: América (de São João del-Rei), Bola Show (Juiz de Fora), Cruzeiro, além do anfitrião, Palmeiras. O estado não tem resultados relevantes desde a década de 1980.

Os favoritos são os quatro clubes do Rio Grande do Sul e os cinco de Santa Catarina, onde o esporte é amplamente difundido por causa da imigração italiana. Serão cerca de 200 atletas de seis estados, entre eles campeões mundiais, como o gaúcho André Bachi. A idade dos participantes varia de 16 a 71, caso do mineiro José Bernardino Botelho, o mais velho do grupo.

Para o diretor técnico do Palmeiras, André Canêdo, o evento ajudará a impulsionar o esporte em Minas. “Em Belo Horizonte, temos cerca de 40 praticantes, no Palmeiras e no Cruzeiro. Também tem centros de disputa no Sul de Minas, em Juiz de Fora e São João del-Rei. É muito pouco, perto do Rio Grande do Sul. Só em Santa Maria, no interior gaúcho, são 300 canchas em uma cidade de pouco mais de 250 mil habitantes”, explicou Canêdo.

REGRA Praticada com fórmulas diferentes, a bocha teve a regra unificada há cinco anos para facilitar a introdução do esporte em eventos internacionais. O piso também foi padronizado em carpete. O grande objetivo da Confederação Brasileira de Bocha e Bolão (CBBB) é que o esporte integre o programa de Jogos Olímpicos. Na Taça Brasil, as equipes são divididas em quatro chaves.

A disputa consiste em lançar bolas e situá-las o mais perto possível de uma bola pequena, previamente lançado. O adversário, por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda da bola pequena ou remover as bolas dos seus oponentes, em uma cancha de 26,5m de comprimento. Cada equipe é formada por três jogadores e, em uma partida, se enfrentam um contra um, dois contra dois e três contra três. O time que fizer 2 a 1 ou 3 a 0 é o vencedor do jogo, que dura cerca de uma hora.

FIQUE LIGADO
26ª Taça Brasil de Bocha
Data: de hoje a domingo
Local: Sociedade Recreativa Palmeiras (R. Grão Pará, 589, Santa Efigênia)
Horário: das 8h às 19h