Mais Esportes

ATLETISMO

Do Jequitinhonha para um sonho

postado em 28/12/2013 08:56 / atualizado em 28/12/2013 09:02

Renan Damasceno / Estado de Minas

Estação Conhecimento / Divulgação
As mais de 14 horas de viagem de ônibus não desanimaram os mais de 60 garotos que partiram ontem cedo do Vale do Jequitinhonha rumo a São Paulo para participar da 20ª edição da São Silvestrinha, versão infantojuvenil da mais tradicional prova de rua do Brasil, a São Silvestre. A corrida, para crianças de 6 a 15 anos, está marcada para hoje, a partir das 9h, na pista de atletismo do Ibirapuera, com distâncias que variam de 50m a 600m.

A expectativa e animação começaram bem cedo, já que muitos garotos atravessavam a divisa do estado pela primeira vez. Eles fazem parte de um projeto social, a Estação Conhecimento, mantido pela iniciativa privada em 23 municípios do Vale do Jequitinhonha, principalmente em bairros e regiões mais carentes. “É a primeira vez que viajo para longe de casa. Pratico esporte desde criança, mas a corrida me fez sonhar mais longe. É uma chance que eu tive, que quero aproveitar bem”, explicou Tales Vinícius Ribeiro Mota, de 14 anos, que mora no município do Serro.

Tales viajou de ônibus cerca de 100 quilômetros até Diamantina. De lá partiu com os outros amigos para mais 850 quilômetros até a capital paulista. “A gente nem se cansa, pois é um sonho que estou realizando e que quero muito continuar”, afirmou Jaime Almeida, de 15 anos, que treina em uma pista improvisada nas ruas de Couto de Magalhães de Minas, cidade de pouco mais de 4,2 mil habitantes no Vale do Jequitinhonha.

SÃO SILVESTRE A 89ª edição da São Silvestre será terça-feira, com largada marcada para 8h40 (elite feminina) e 9h (elite masculina). Os brasileiros tentam quebrar o jejum de três anos sem vencer. O último foi Marílson dos Santos em 2010. O mineiro Giovani dos Santos, que venceu a Meia Maratona de São Paulo e a Volta da Pampulha é um dos favoritos.

Tags: São Silvestre Vale do Jequitinhonha