Mais Esportes

RIO 2016

No caminho dos Jogos

Depois de assegurar a vinda das delegações da Inglaterra e da Irlanda, Minas sediará preparação de parte da equipe brasileira para a primeira Olimpíada na América do Sul

postado em 17/04/2014 08:22

Ivan Drummond /Estado de Minas

Paulo Filgueras/EM/D.A. Press

Depois de ter garantidas as presenças da equipe britânica para os Jogos olímpicos Rio’2016 – ela vai treinar nas dependências do Minas Tênis Clube –, e da Irlanda, que ficará em Uberlândia, Minas Gerais deverá receber também parte do time verde e amarelo em sua fase final de preparação. Uma consulta nesse sentido foi feita ontem, pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ao Secretário de Estado de Esporte e Turismo, Thiago Lacerda, que ofereceu 19 centros de treinamento.

Somente em Belo Horizonte, existem mais duas opções, os centros de treinamento da UFMG, na Pampulha – que poderia receber mais de uma modalidade, pois tem quadra, pista de atletismo completa, piscina e um ginásio para lutas – e da PUC-MG, que tem um equipamento completo para atletismo.

Além disso, os outros lugares em condições de receber delegações para treinamentos são Além Paraíba, Barbacena, Elói Mendes, Governador Valadares, Ipatinga, Itamonte (atletismo), Itaúna, Juiz de Fora (atletismo, natação e esportes de quadra), Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sacramento, São Sebastião do Paraíso (basquete), Varginha e Viçosa.

A consulta feita pelo Comitê Olímpico, segundo Thiago Lacerda, não definiu qual seria a modalidade esportiva. “Ficaram de definir que esporte seria até sexta-feira. Temos várias opções e, pelo interesse, parece que querem um local próximo a BH.”

Dúvidas Existe ainda uma dúvida com relação aos Jogos que diz respeito à conclusão das obras, uma vez que, das 52 instalações esportivas, 37 ainda sequer saíram do papel. Dirigentes do Comitê Olímpico Internacional (COI) e das principais federações defendem que a competição seja descentralizada e, nesse caso, Minas Gerais, em especial Belo Horizonte, que será uma das subsedes do futebol – um grupo masculino e um feminino –, poderia receber outras modalidades.

A cidade estaria apta a receber, por exemplo, o vôlei e o basquete, já que dispõe de ginásios à altura de grandes eventos, como o Mineirinho, a Arena JK, além da AABB, na Pampulha.

A capital dispõe ainda de uma pista de atletismo semelhante à que foi utilizada no Estádio Olímpico de Londres’2012, no Centro de Treinamento da UFMG. Além disso seriam duas piscinas de alto nível na cidade, uma no Minas I e outra na UFMG. No caso do hipismo, existem várias opções, como o novo Centro de Preparação Equestre da Pampulha (Cepel), que está sendo construído no Vale do Sol, em Nova Lima, onde já existe um outro Centro Hípico, o Chevals.

Os primeiros a chegarem a Minas Gerais foram os britânicos, que estiveram, por 20 dias, treinando na Lagoa dos Ingleses e no Minas Náutico. Deixaram Belo Horizonte dizendo que na lagoa há as condições ideais para a prática de esportes como canoagem e caiaque. O que poderia servir também para as provas de remo.

Tags: rio2016 jogos olímpicos olimpíada