Mais Esportes

Pelo bi, com reforço

Minas cai amanhã na piscina em São Paulo para mais um Troféu Maria Lenk. Clube conta com Cesar Cielo e dupla de holandesas medalhistas olímpicas

postado em 20/04/2014 10:08

Ivan Drummond /Estado de Minas

Começa amanhã e vai até sábado, no Parque Aquático do Ibirapuera, em São Paulo, o 54º Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação/Troféu Maria Lenk, que será a última das três seletivas para o Pan-Pacific 2014, entre 21 e 25 de agosto, em Gold Coast, na Austrália. A competição vale ainda como penúltima eliminatória para os Jogos da Juventude, também em agosto, na China. O Minas, o principal representante mineiro na competição, estará buscando o bicampeonato. No total, o clube já conquistou nove títulos da competição (1987, 89/91/93/94/96/97, 2011 e 2013).

A competição terá, todos os dias, a disputa das eliminatórias, a partir das 9h30, e as finais às 17h. O MTC participa com 42 atletas (26 homens e 16 mulheres).

O destaque do time é o tricampeão mundial e campeão olímpico nos 50m livre, Cesar Cielo, que disputará sua primeira competição nacional pelo novo clube, onde chegou há apenas um mês. Ele não é, no entanto, o único destaque do time, que conta também com as holandesas Inge Dekker e Femke Heemskerk, que voltaram ao MTC. No masculino, outro destaque é Nicolas Oliveira, campeão pan-americano no Rio’2007, no revezamento 4x200m livre.

Estão inscritos 350 atletas, de 42 equipes (academias e clubes) e a disputa pelo título promete ser acirrada. Os principais adversários do MTC são o Pinheiros, com 75 nadadores, e o Corinthians, 57. Além de Cielo, estarão na água outros destaques da natação nacional, como o medalhista olímpico de bronze nos 400m medley, Thiago Pereira, que compete pelo Sesi-SP.

COMO NUMA OBRA Para o técnico do Minas, o australiano Scott Volkers, a equipe tem que construir o resultado a cada prova. “Vai ser uma disputa muito dura. O ganhador será o time que não só se preparou da melhor maneira, mas aquele que também executar as suas habilidades na competição. A soma dos pontos vem das conquistas individuais, então todos têm que se ajudar na busca pelo melhor resultado, e nos revezamentos vamos ter que competir como um time”, afirmou.

Um dos destaques do time minas-tenista, Nicolas Oliveira concorda com o treinador e diz que a equipe tem de estar focada para competir bem. “Conquistar o título é consequência, cada um tem que nadar muito concentrado e a união do melhor de cada um que fará a diferença. Tenho certeza que se cada um nadar bem, vamos ter um bom resultado no fim.”