Mais Esportes

No encalço do Corinthians

Minas consolida segunda posição no Troféu Maria Lenk e tem, com Cesar Cielo, em sua melhor prova, chance de superar equipe paulista e assumir hoje a liderança

postado em 23/04/2014 09:01 / atualizado em 23/04/2014 09:04

Estado de Minas /

Orlando Bento / Minas Tênis Clube / Divulgação
O Minas reduziu ontem para apenas 89 pontos a vantagem do Corinthians na briga pelo título do 54º Campeonato Brasileiro de Natação/Troféu Maria Lenk, em São Paulo. Ontem, não foi dia de César Cielo. Ele não caiu na água, mas hoje poderá nadar duas provas, o que vai depender, primeiro, de seu desempenho nos 50m livre e, depois, da necessidade da equipe no revezamento 4x200m livre. Quem decidirá sobre isso será o técnico da equipe, o australiano Scott Volkers.

Pela manhã, nas eliminatórias, ele não usará Cielo, deixando-o concentrar-se apenas para a prova que é sua especialidade, os 50m livre. Mas à tarde, na final do 4x200m livre, a história é outra. Cielo diz que quer ajudar a equipe e que está disposto a nadar as duas finais, mesmo com o desgaste. Mas o foco está mesmo na sua prova, da qual é recordista mundial, campeão olímpico e tricampeão do mundo. “É uma prova de velocidade e meu ideal é nadar por volta de 21s23. Seria ótimo, o ideal.” Bruno Fratus e Marcelo Chierighini são os dois maiores adversários.

Ontem, a grande surpresa foi protagonizada por um nadador do Minas, Miguel Valente, integrante da nova geração do clube, com apenas 20 anos, que acabou beneficiado pelo regulamento. Como o vencedor da prova dos 1.500m livre foi um argentino, Juan Pereyra, também do MTC, ele foi declarado o vencedor, por ter registrado o melhor tempo do dia na prova, 15min28s87, nas eliminatórias, pela manhã. Pereyra, que marcou 15min30s42, levou a prata e, em terceiro, o veterano Luiz Arapiraca, da Unisanta, com 15min33s40.

Outros atletas do Minas que marcaram pontos importantes no dia de ontem foram a holandesa Inge Dekker, prata nos 100m borboleta, com o tempo de 57s60, atrás de Jeanette Gray, 57s22; Renata Sander, bronze nos 200m peito, 2min34s07 e Marcos Macedo, prata nos 100m borboleta, com 52s76, 39 segundos atrás de Thiago Pereira, do Sesi.

Já são oito os atletas classificados para o Pan-Pacífico, que será disputado em agosto, em Gold Coast, na Austrália. Ontem, nas eliminatórias, pela manhã, Thiago Simon, do Corinthians, garantiu vaga nos 200m peito, com o tempo de 2m12s74. À tarde, foi a vez de Thiago Pereira, ex-Minas, atualmente no Sesi-SP, que ganhou os 100m borboleta. Ele se junta a Nicolas Oliveira, do Minas, e João de Lucca (Pinheiros), ambos nos 200m livre; Etiene Medeiros, Sesi, e Fábio Santi, Pinheiros, nos 100m costas; Cesar Cielo, Minas, e Gracielle Herrman, Náutico União, nos 50m livre; Tales Cerdeira, Unisanta, nos 200m peito, e Daynara de Paula, nos 100m borboleta.

O TERCEIRO DIA
Trinta e um minas-tenistas caem na água hoje. Nos 400m medley, Manuela Sampaio, Giuliano Rocco, Lorenzo Saar, Vinícius Lanza e Mauro Fernandes. Nos 50m livre, Inge Dekker, Dandara Mendes, Renata Albino, Lorrane Ferreira, Tatiana Zago, Maria Paula Heitmann, Andressa Cholodoviskis e Carolina Bergamaschi, Cesar Cielo, Nicolas Oliveira, Fernando Silva, Giovane Constantino, Felipe Martins, Marcos Macedo, Henrique Martins e Ítalo Manzine. Nos 800m livre, Carolina Bilich e Izabela Azevedo. Além das equipes dos revezamentos 4x200m livre feminino e masculino.