Mais Esportes

NATAÇÃO

E é apenas o começo

Na primeira final individual pelo Minas, Cesar Cielo consegue melhor tempo do mundo na temporada para os 50m livre. Liderança do Troféu Maria Lenk segue com o Corinthians

postado em 24/04/2014 09:18

Estado de Minas /

Minas / Divulgação / Orlando Bento
Na melhor de todas as provas do Troféu Maria Lenk, como passou a ser chamado o Campeonato Brasileiro de Natação, disputado na piscina do Parque do Ibirapuera, Cesar Cielo ganhou a medalha de ouro nos 50m livre, depois de um duelo espetacular com Bruno Fratus, o segundo, registrando ainda o melhor tempo do ano para a distância, 21s39, o terceiro melhor de sua carreira. Ele ainda garantiu a classificação para o Campeonato Pan-Pacífico, que será disputado em agosto, em Gold Coast, na Austrália.

Na classificação geral, o Corinthians segue em primeiro lugar, aumentando a diferença para o Minas, o segundo. Os líderes, donos de seis ouros, três pratas e cinco bronzes, somam 1.164 pontos, contra 907 do MTC, que já ganhou cinco ouros, sete pratas e um bronze. Em terceiro lugar, o Pinheiros, 615 pontos, e em quarto, o Sesi-SP, com 508. O Praia segue na sétima colocação entre 12 participantes.

Cielo e Fratus se tornaram a atração da competição. Na beira da piscina do Ibirapuera, só se fala no duelo de ambos. A vitória do nadador do Minas veio na batida de mão. A diferença foi tão pequena, que ele marcou 21s39, contra 21s45 de Fratus.

Ao sair da piscina, Cielo revelou sua surpresa. “Não esperava um tempo como esse. Foi fantástico. Acho até que dava para ter nadado em 21s20, se a piscina tivesse todas as condições, como o bloco de salto oficial. Mas não tem problema, o que importa, agora, é o tempo que fiz, o que mostra que estou no caminho certo para melhorar ainda mais.”

O nadador disse que não sabe, apesar de ter batido o índice da prova, se vai disputar o Pan-Pacífico. “Minha prioridade é o Mundial, no fim do ano. Estou me preparando para essa disputa. Por isso, ainda não resolvi se irei competir na Austrália.” Cielo, aliás, foi poupado, ontem, do revezamento 4x200m livre. Preocupou-se, exclusivamente com os 50m livre, uma decisão do técnico Scott Volkers.

E apesar de Cielo estar fora do revezamento 4x200m, o Minas venceu a prova, favorecido pela punição ao Corinthians, já que um de seus nadadores, João Amorim, queimou a largada. Ele era o terceiro a saltar na piscina. Assim, Nicolas Oliveira, Miguel Valente, Giuliano Rocco e Marcos Ferrari ficaram com o ouro, com 7min20s05, seguidos pela Unisanta (7min23s28) e pelo Pinheiros (7min24s15).

Foi também dia de ousadia por parte do Minas. André Teixeira, técnico da equipe feminina, decidiu escalar Maria Paula Heitmann, a nadadora mais nova da competição, com apenas 15 anos, para fechar o revezamento. Ela chegou credenciada por ter batido o recorde de Ângela Tupinambá, nos 100m livre, que já durava 26 anos. O feito foi no ano passado, no Troféu Chico Piscina. Segundo o treinador, “ela é uma nadadora de grandes perspectivas e veio para somar”.

Maria Paula contou que estava muito nervosa. “Mas não posso perder uma oportunidade como essa. É uma ótima experiência nada com os mais velhos. Sou a mais nova da competição e saio com uma medalha.” Maria Paula, ao lado da holandesa Inge Dekker e das experientes Manuela Lyrio e Carolina Bilich, ficou com a prata, com o tempo de 8min09s27. A vitória ficou com o Cortinthians, em 8min08s47, e em terceiro, o Sesi.

Hoje, o Minas terá na água Manuella Lyrio, Izabela Azevedo, Leonardo Fim, Raphael Mattioli, Henrique Painhas, Vinicius Lanza, Mauro Fernandes e Lauro Wilson, nos 200m borboleta; Juliana Marin, Renata Sander, Manuela Sampaio, Carolina Bergamaschi, Larissa Simões, Felipe Lima e João Vitor Thomaz, nos 100m peito; Roberta Albino, Femke Heemskerk, Tatiana Zago, Giovane Constantino e Thiago Rosa, nos 50m costas; Marcos Ferrari, Lucas Kanieski, Raphael Mattioli, Miguel Valente, Juan Pereyra e Diogo Villarinho, nos 800m livre.

A VOLTA A quinta-feira marca a volta do recordista de medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, o norte-americano Michael Phelps, 18 medalhas ouro, duas de prata e duas de bronze, que nada novamente depois de dois anos. Ele competirá no Grand Prix de Mesa, no Arizona, e diz que seu objetivo é se preparar para as eliminatórias dos EUA para o Mundial de Piscina Curta, em dezembro, em Doha, no Catar.