Mais Esportes

NATAÇÃO

No embalo das braçadas de César Cielo

Minas entra como favorito no Troféu José Finkel graças à sua principal estrela

postado em 31/08/2014 11:00

Ivan Drummond /Estado de Minas

Euler Junior/EM/D.A Press

Começa na segunda-feira, no Clube Itaguará, em Guaratinguetá, interior de São Paulo, a edição 2014 do Troféu José Finkel. Equivalente ao Brasileiro de Inverno, o torneio servirá de seletiva para o Mundial de Piscina Curta (que será realizado em dezembro, em Doha, no Catar) e, por isso, este ano os nadadores competirão em piscinas de 25 metros – normalmente a disputa é em piscinas de 50 metros. O Minas entra como favorito, principalmente por contar com um dos maiores nadadores da atualidade, César Cielo. Além disso, o clube mineiro reforçou a equipe feminina, contratando as holandesas Frederike Heemskerk – bicampeã olímpica e tri mundial, e conhecida mundialmente pelo apelido de Femke – e Moniek Nijhuis.

Femke se diz empolgada por competir no Brasil e já está com o pensamento na Olimpíada do Rio, em 2016: “Adoro o Brasil, adoro o Minas. Meu objetivo é nadar da melhor forma possível para garantir pontos para o clube, que busca o tetracampeonato do Finkel. Além disso, me preparo para meu maior objetivo, que é conquistar uma medalha em uma prova individual no Rio de Janeiro.”

Cielo nadará quatro provas, sendo três individuais (50m livre, 100m livre, 50m borboleta) e três revezamentos – 4x50m livre, 4x100m livre e 4x100m medley. Para competir em piscina curta, ele precisou de uma preparação especial. Cielo aproveitou as competições regionais para avaliar sua atual fase de treinamento e ganhar ritmo para o José Finkel. Com esse objetivo, a estrela minas-tenista participou do Campeonato Metropolitano de Belo Horizonte, de 24 a 27 de julho, na piscina do Parque Aquático Abdala Fábio Couri, do Minas I.

Faz dois anos que Cielo não compete em piscina curta. No ano passado, como estava com o foco voltado para o Mundial de Barcelona, ele não participou de provas em piscinas de 25m. “O José Finkel será o meu primeiro teste em piscina curta desde há muito tempo. Como faz um bom tempo que eu não nado em piscina curta, não vou me prender em tempos. Tenho na cabeça algumas marcas que acho que posso fazer, mas acho que o Finkel vai servir mesmo para dar o tom e o parâmetro para o Mundial. Eu vou me preocupar em nadar provas tecnicamente boas e ver o que dá”, disse.

Diferenças


Segundo Cielo, como nadar a distância já faz parte de seu treinamento, a estrutura e o formato dos trabalhos não mudaram muito, apenas o planejamento. “Antes eu treinava 50% em longa e 50% em curta. No último mês, treinamos praticamente 100% em piscina curta”, afirma o nadador, que revela a diferença para as competições em piscina longa: “São provas mais técnicas, que exigem uma estratégia melhor de aproximação com a parede, tem número para tudo, tem de ser mais contada, mais perto do ideal”.Nadar em piscina curta, no entanto, deixa o astro brasileiro sem parâmetro internacional. “Vamos ver daqui a pouco, com o início das etapas de Copa do Mundo. Por enquanto, os meus parâmetros são os tempos do Maria Lenk, em piscina longa. O Brasil, com o Finkel, vai ser um dos primeiros países a estabelecer parâmetros para a temporada de curta.”

Cielo diz que pretende disputar etapas da Copa do Mundo, embora saiba que será difícil, principalmente em função dos deslocamentos, das viagens, e do fuso horário. O minas-tenista estreia no José Finkel amanhã, na prova do revezamento 4x50m livre.

Tags: finkel minas natação cielo