Mais Esportes

Iron Biker

Suíço Lukas Kaufmann lidera de ponta a ponta neste domingo e vence o Iron Biker Brasil 2014

Na elite feminina, a colombiana Angelita Parra repete 2013 e é campeã novamente

postado em 21/09/2014 17:46 / atualizado em 21/09/2014 18:10

Redação /Superesportes

Duduas Profeta/Divulgação
O Iron Biker Brasil 2014, que aconteceu em Mariana, na região Central de Minas Gerais, chegou ao fim com a consagração de dois atletas estrangeiros: o suíço Lukas Kaufmann e a colombiana Angelita Parra. Campeões da categoria elite, eles confirmaram o favoritismo. Depois de liderarem a etapa de sábado, neste domingo os gringos também fizeram bonito e repetiram a vitória do dia anterior. Os gringos agora carregam o título de bicampeões da prova.

Repetindo o sucesso das edições anteriores, o Iron Biker recebeu em 2014 inscrições de 1.200 atletas (com idades entre 12 e 69 anos) de todos os estados brasileiros, além de competidores da Colômbia, Estados Unidos, Itália e Bélgica. Foram 30 categorias, entre profissionais e amadores e 140 km de trilhas.

Suíço lidera de ponta a ponta

Depois de liderar o primeiro dia maratona, no sábado, o suíço Lukas Kaufmann somou 123 pontos, confirmou sua força na competição e venceu também a etapa deste domingo. Assim como em 2013, o atleta, que mora em Belo Horizonte, garantiu o lugar mais alto do pódio e sagrou-se bicampeão do Iron Biker.

Kaufmann comentou a prova de hoje e elogiou os adversários: “Por ser um percurso mais curto, o ritmo também foi mais forte. Sofri o tempo todo, o pessoal estava ‘puxando’ muito. Coloquei na minha cabeça que ia conseguir, não tirei o pé e dei o meu máximo. O nível técnico da competição foi o grande desafio em 2014”. Bicampeão do Iron Biker, ele valorizou muito o resultado. “Todo mundo no Brasil conhece a corrida, o Iron tem uma história longa. É uma honra poder ganhar”.

A disputa na categoria elite masculino foi intensa nos dois dias de maratona. Kaufmann foi seguido de perto pelo colombiano Luis Mejia Sanchez e pelo brasileiro João Paulo Firmino, que terminaram a competição empatados em pontos (105) – no entanto, pelo critério de desempate, a melhor colocação do estrangeiro no sábado fez com que ele ficasse à frente de João Paulo, que acabou em terceiro.

 

Angelita Parra faz história no Iron Biker

Angelita Parra chegou ao Iron Biker com um desafio: defender o título conquistado em 2013. E a colombiana conseguiu. Ela liderou os dois dias de maratona, marcou 123 pontos e cravou o bicampeonato na competição. “Estou feliz demais, era meu objetivo do ano. Treinei muito forte e gostaria de repetir o resultado no ano que vem. Sei que será mais difícil, virão competidores mais fortes. Ser bicampeã me deixa contentíssima.”

A mineira Roberta Stopa, de Juiz de Fora (MG), ficou com o vice e 111 na pontuação geral. A atleta completou duas décadas de carreira em 2014 e 15 Irons no currículo. “Claro que toda atleta pensa no primeiro lugar. Dentro do meu país, eu queria dar essa vitória para nós, brasileiros, mas a Angelita é uma atleta olímpica, muito forte. Esse vice é como se fosse um primeiro lugar. Tenho 20 anos de carreira e isso é muito importante pra mim”, disse.

A atleta destacou a maior participação feminina no Iron Biker e no mountain bike brasileiro: “Ver essa participação crescendo é muito importante.” A belo-horizontina Letícia Jaqueline Soares, com 86 pontos, chegou em terceiro lugar neste domingo e ficou com a mesma colocação na classificação geral.

Iron Biker global

Quatro nacionalidades dividiram as cinco primeiras colocações na categoria elite masculino. Entre as mulheres, Colômbia, Brasil e Bélgica subiram ao pódio. Confira abaixo o top 5 da categoria elite (masculino e feminino):

Top 5 – Categoria Elite (Masculino)
1º Lukas Kaufmann (Suíça) – 123 pontos
2º Luis Mejia Sanchez (Colômbia) – 105 pts
3º João Paulo Firmino (Brasil) – 105 pts
4º Marzio Deho (Itália) – 83 pts
5º Orlando Alves Silva (Brasil) – 82 pts

Top 5 – Categoria Elite (Feminino)
1º Angelita Parra (Colômbia) – 123 pontos
2º Roberto Stopa (Brasil) – 111 pts
3º Letícia Jaqueline Soares (Brasil) – 86 pts
4º Liesbeth Hessens (Bélgica) – 86 pts
5º Tânia Clair Pickler (Brasil) – 85 pts

Tags: ironbiker mariana