Mais Esportes

JUDÔ

Falou mais forte a velha tradição

Brasil supera Cuba no Super Desafio de Judô, em Belo Horizonte

postado em 22/10/2014 08:56

Ivan Drummond /Estado de Minas

Juarez Rodrigues/D. A Press/Em
Num dia em que a maior experiência prevaleceu, o Brasil, mesmo com uma equipe mesclada de lutadores maduros e jovens promessas, conquistou o título do Super Desafio de Judô, ao derrotar Cuba na final por 4 a 1, em Belo Horizonte. A medalha de bronze ficou com o Canadá, que superou os EUA também por 4 a 1.

O torneio, disputado no Chevrolet Hall, não era chancelado pela Federação Internacional de Judô (IFJ), mas os competidores o valorizaram. “Ninguém entra para perder, principalmente diante de nossa torcida”, disse a ex-campeã mundial dos leves Rafaela Silva, o que era reforçado por Hana Carmichael, dos EUA, e Onix Cortes Almada, de Cuba, ambas destaques de suas equipes.

E ninguém veio para brincar. O time cubano, por exemplo, adversário do Brasil na decisão, tinha nada menos que três titulares da seleção – o meio-leve Anyelo Gomez e as leves Aliuska Ojeda Martínez e Onix, esta guardada como trunfo pelo técnico Ronaldo Veitia para o duelo decisivo.

O meio-leve Charles Chibana foi o primeiro a entrar no tatame. Era um dos experientes do Brasil, cuja equipe tinha nele, em Rafaela Silva, Bárbara Timo e David Moura o carro-chefe. E ele venceu seu oponente, Anyelo Gomez, por ippon, com 2min30 de luta.

Para ficar com o título o Brasil precisava de mais duas vitórias. Rafaela Silva estava pressionada, pois tinha pela frente uma das titulares de Cuba, Aliuska. No entanto, a 1min20 do encerramento, a brasileira aplicou um wa-zari, que acabou lhe assegurando a vitória.

Veio então um novato em seleções, Vinícius Panini, que competia pela primeira vez com o uniforme do Brasil. Foi a surpresa do dia. Diante de Jorge Martínez, um adversário bem mais experiente, ditou o ritmo. Partiu para cima do adversário e venceu por dois yukos, que correspondem a um wa-zari.

“Foi uma experiência única, como se fosse um primeiro passo para estar na seleção permanente do Brasil, que é meu sonho”, disse.

Na quarta luta, a única derrota. A médio Bárbara Timo tinha pela frente a melhor lutadora dos cubanos, Onix, que acabou levando a vitória com um yuko no último minuto. E o pesado David Moura fechou a disputa com chave de ouro, com um ippon sobre o cubano Alex Mendonza.