Mais Esportes

KOSOVO

Comitê Olímpico Internacional (COI) anuncia reconhecimento provisório do Kosovo

A decisão desagradou a Sérvia, que trabalhava para bloquear a aceitação do país

postado em 22/10/2014 17:22 / atualizado em 22/10/2014 17:30

Agência Estado

REUTERS/Aly Song
O Kosovo conseguiu nesta quarta-feira um importante passo para ser considerado uma nação independente no mundo esportivo. O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou o reconhecimento provisório ao país e garantiu que vai sugerir para que este reconhecimento se torne integral em uma reunião da entidade que acontecerá em dezembro, em Mônaco.

A medida anunciada nesta quarta faz com que o país ganhe o direito de disputar as provas classificatórias para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Se a recomendação do COI for aceita e o reconhecimento integral acontecer, Kosovo poderá disputar sua primeira Olimpíada no Brasil.

Kosovo declarou independência em 2008, mas o Comitê Olímpico do país existe desde 1992 e conta com 30 federações nacionais afiliadas, sendo que 13 delas são de esportes olímpicos. Destas, seis são membros integrais de suas respectivas federações internacionais, enquanto sete são membros provisórios ou associados.

"O Comitê Executivo notou que o Comitê Olímpico de Kosovo tem os fatores requeridos e determinados no regulamento olímpico. Eles incluem requerimentos esportivos e técnicos, além da definição de 'país' definida na Regra 30.1 - 'um Estado independente reconhecido pela comunidade internacional'. Kosovo é reconhecido como país por 108 dos 193 membros das Nações Unidas", explicou o COI em comunicado oficial.

A decisão desagradou o Comitê Olímpico Sérvio, que trabalhava para bloquear a aceitação do Kosovo. A Sérvia, aliás, não reconhece a independência kosovar. Os países travaram uma sangrenta guerra na década de 90, quando Kosovo lutava para conseguir a separação. Desde então, a tensão entre as nações segue latente.

Tags: coi kosovo