Mais Esportes

FUTEBOL AMERICANO

CBFA corre atrás de patrocínio para bancar atletas na Copa do Mundo de Futebol Americano

Seleção Brasileira terá pela 1ª vez a chance de disputar o Mundial da modalidade

postado em 18/04/2015 10:14

Divulgação
Após uma vitória histórica no Panamá, contra a equipe da casa, por 26 a 14, a Seleção Brasileira de Futebol Americano terá, pela primeira vez, a chance de disputar a Copa do Mundo da modalidade, que será realizada no estado de Ohio, nos Estados Unidos, em julho de 2015. A vaga no Mundial está garantida, mas ainda há um caminho longo para ser percorrido antes do embarque à Terra do Tio Sam.

Há custos para participar do torneio. O Brasil Onças – representado pela Afab (Associação de Futebol Americano do Brasil, que está em processo para se tornar confederação – CBFA – e ser reconhecido pelo Ministério do Esporte), terá que desembolsar um montante de 38 mil dólares (aproximadamente 120 mil reais) até junho de 2015. O valor será destinado à Ifaf (Federação Internacional de Futebol Americano, em português) e ao Comitê Organizador Local como taxa de inscrição, translado terrestre nos Estados Unidos, hospedagem e alimentação de 60 pessoas, entre atletas e comissão técnica da equipe.

“Nossa corrida é por buscar esses valores e ajudar ao máximo os jogadores a irem ao Mundial”, afirmou o vice-presidente da CBFA, Gerard Kaghtazian Jr, também presidente do Coritiba Crocodiles, à Gazeta Esportiva.Net. Para a partida eliminatória, no Panamá, a grande maioria dos atletas bancou a viagem e estadia na América Central.

As passagens aéreas não estão inclusas no pacote da Ifaf e custariam 1200 dólares (aproximadamente três mil e seiscentos reais) até Columbus, capital de Ohio, com voo saindo de São Paulo. Com isso, o orçamento total previsto pela entidade brasileira, no entanto, gira em torno de R$ 400 mil reais. De acordo com Kaghtazian, a intenção é que nenhum jogador use dinheiro do próprio bolso para defender a Seleção Brasileira. Gerard revelou: “Temos patrocínios fechados já, o que ajuda muito. Mas ainda não é o suficiente para bancar, sozinho, a viagem de todos”.

Uma das maiores dificuldades para conseguir parceiros é uma regra imposta pela Ifaf. Não é permitido patrocínios no uniforme de jogo das seleções que disputam o Mundial, como acontece em outros esportes (vôlei, por exemplo), “Se conseguirmos tudo, será ótimo. Mas não vai ser fácil”, finalizou.

A quinta edição do Mundial de Futebol Americano da Ifaf será realizado em julho, na cidade de Canton, Ohio (EUA). A Suécia seria sede em 2015, mas desistiu de receber a competição. Com isso, Alemanha, Áustria e Marrocos desistiram de participar do Mundial. O Brasil Onças está no grupo B, ao lado de França, Austrália e Coréia do Sul. No grupo A estão Estados Unidos, Japão, México e Canadá. Americanos e japoneses são bicampeões do torneio.

Tags: futebolamericano Brasil Copa do Mundo