Mais Esportes

ATLETISMO

Atletas do Mundial de Revezamento celebram vaga para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

Vagas vieram na segunda edição do Mundial de Revezamentos, criado no ano passado

postado em 04/05/2015 10:11 / atualizado em 04/05/2015 10:30

Maiara Batista/CBAt
O Brasil fechou a participação no Mundial de Revezamentos das Bahamas sem medalhas, mas conquistou vagas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 nas quatro categorias que disputou: 4x400m e 4x100m masculino e feminino. Os atletas brasileiros não apenas foram finalistas em todas as provas no estádio Thomas A. Robinson, como também melhoraram os tempos da temporada, visando ao Mundial de Pequim e aos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015.

No 4x400 masculino, a Seleção Brasileira foi composta por Pedro Burmann, Wagner Cardoso, Hederson Estefani e Hugo de Sousa, que ficaram em quinto lugar com 3min00s96, melhor tempo do ano. Os norte-americanos ficaram com o ouro, com tempo de 2min58s43, seguidos por Bahamas, Bélgica e Jamaica. O resultado foi possível graças a um mês de preparação nos Estados Unidos. Eles fizeram campings de treinamento e participaram de torneios, assessorados pela do campeão olímpico Michael Johnson.

"A prova foi maravilhosa, já estávamos esperando que fosse sair uma marca boa, mas foi ainda melhor que o planejado. A final foi muito forte e soubemos aproveitar. O Michael nos parabenizou pela marca e disse que podemos fazer ainda melhor", comemorou Wagner.

A equipe feminina da categoria 4x400m teve como representantes as atletas Joelma Sousa, Jailma Lima, Liliane Fernandes e Geisa Coutinho. O Brasil ficou apenas em oitavo lugar, com 3min31s30, mas conquistou a vaga olímpica mesmo assim. Os Estados Unidos foram campeões, seguidos por Jamais e Grã-Bretanha.

"Fizemos uma prova boa na semifinal e temos condições de conseguir uma marca melhor. Infelizmente não conseguimos na final. Mas consideramos nosso objetivo alcançado, já que nos classificamos para os Jogos Olímpicos. Este ano e o próximo são muito importantes, com competições de alto nível. Temos de seguir com o treinamento para corrigir as falhas que tivemos", avaliou Geisa.

Na prova 4x100, Vanusa Santos, Ana Cláudia Lemos, Franciela Krsucki e Rosângela Santos ficaram em sexto, novamente com o melhor tempo do ano, 42s92. O pódio foi composto por Jamaica, Estados Unidos e Grã-Bretanha. Ana Cláudia reiterou a dificuldade da competição e celebrou a vaga.

"O objetivo foi alcançado, que era a vaga olímpica. A competição teve um nível muito alto, conseguimos fazer o melhor do ano e já temos novas metas traçadas para o Mundial de Pequim", disse a atleta.

Na chave masculina do 4x100, Bruno de Barros, Vitor Hugo dos Santos, Aldemir da Silva Júnior e Jorge Vides terminaram em quarto lugar com 38s64, melhor tempo da temporada. O ouro ficou com os Estados Unidos, com 37s38, que bateram a Jamaica de Usain Bolt, segunda colocada.

Tags: rio2016 atletismo olimpíada