Mais Esportes

NATAÇÃO

'Rei' do Pan-Americano, Thiago Pereira busca hegemonia também no Mundial de Natação

Carioca estreia no Mundial de Kazan na quara-feira, na disputa dos 200m medley

postado em 04/08/2015 15:06

Satiro Sodré/CBDA

Maior medalhista de todos os tempos nos Jogos Pan-Americanos com 23 pódios, Thiago Pereira tem outro motivo para entrar para a história da natação brasileira. O carioca estreia no Mundial de Kazan na quara-feira, na disputa dos 200m medley, e assim, iguala Flávia Delaroli como atleta com maior número de participações em competições mundiais, com seis no total. O medalhista olímpico defendeu o Brasil em Barcelona 2003, Melbourne 2007, Roma 2009, Xangai 2011, Barcelona 2013 e agora em Kazan 2015. Só não participou de Montreal 2005 por causa de uma lesão.

“Tenho orgulho de poder defender o Brasil em seis mundiais de piscina longa”, afirmou Thiago. “Peguei o início da transição da geração do Gustavo Borges e do Fenando Scherer em 2003. Depois veio a consolidação da minha geração, que além dos brasileiros que sempre brilham, tem nomes como Michael Phelps e Ryan Lochte justamente nas minhas provas.”

Ao lado de Gustavo Borges, Thiago é o maior medalhista brasileiro nos principais torneios mundiais e soma 33 medalhas em Jogos Olímpicos, Mundiais de Longa, Mundiais de Curta, Jogos Pan-Americanos e Pan-Pacífico, mas quer aproveitar a disputa em Kazan para se isolar na liderança.

”Estou focado na minha principal prova! Nos 200 m medley fui bronze em Barcelona, quase pegando prata, faltando um centésimo. Estou motivado e pronto para ajudar o Brasil no evento”, finalizou.

Tags: natação pan mundial thiago pereira