Mais Esportes

SUPER BOWL

É hora da emoção pura!

Futebol americano chega à 50ª decisão da liga profissional dos EUA

postado em 07/02/2016 10:04 / atualizado em 08/02/2016 13:43

Um dos maiores eventos do esporte mundial, o Super Bowl – decisão da liga profissional de futebol americano (NFL, em inglês) – chega à 50ª edição neste domingo, às 21h30 (de Brasília), em Santa Clara, na região de San Francisco, com o confronto entre o Denver Broncos, do veterano Peyton Manning, e o Carolina Panthers, em busca do primeiro título. O jogo será transmitido por ESPN e Esporte Interativo, mas os fãs belo-horizontinos do esporte podem assistir ao evento no cinema (salas do BH Shopping e Shopping Del Rey) ou em bares, que prometem de telões a rodadas duplas de bebida durante a partida, que costuma não durar menos do que três horas.

A atração da decisão é o retorno do astro Manning a um Super Bowl. Na quarta final em 18 anos como profissional – foi campeão e jogador mais valioso em 2007, pelo Indianápolis Colts –, às vésperas dos 40 anos, ele se torna o quarterback mais velho no evento e pode igualar outra lenda do Broncos, John Elway, que se aposentou com o título em 1999. Mas desconversa sobre o futuro. “Não me vejo tomando uma decisão até depois da temporada. Usem o clichê que quiserem, só quero pensar no momento, focar a tarefa em minhas mãos”, afirmou, em coletiva durante a semana. Peyton é o único do atual elenco do Broncos que já ergueu troféu. Para chegar à decisão, o time bateu por 20 a 18 o New England Patriots, de Tom Brady, na final da Conferência Americana.

Lendas da NFL comentam legado de Peyton Manning. Veja o vídeo:


Já o Panthers participa da decisão apenas pela segunda vez. Na primeira, há 12 anos, perdeu para o New England Patriots por 32 a 29. A grande esperança é o quarterback Cam Newton, que fez temporada irrepreensível, com 45 touchdowns, liderando a franquia com 15 vitórias e apenas um revés. Aos 26 anos, ele é considerado um dos mais promissores atletas da posição, chama atenção pelas roupas irreverentes, comemorações efusivas e a amizade com o astro do basquete Michael Jordan, espécie de conselheiro de sua carreira. Para chegar ao Super Bowl, a equipe venceu o Arizona Cardinals por 49 a 15 na decisão da Conferência Nacional

Veja a opinião dos torcedores dos dois times sobre a decisão:


ESTRELAS

Fora das quatro linhas, o Super Bowl é atração à parte, com previsão de recorde de telespectadores – no ano passado, a média foi de 114 milhões. A cantora Lady Gaga cantará o hino nacional e caberá ao Coldplay, que virá ao Brasil em abril, o tradicional show do intervalo, que já teve shows históricos de Michael Jackson, Rolling Stones e The Who. A banda britânica vai se apresentar ao lado da estrela do pop Beyoncé.

Tags: futebolamericano superbowl denverbroncos carolinapanthers Super Bowl Denver Broncos Carolina Panthers