Mais Esportes

DOPING

Em decorrência de doping, COI desqualifica seis medalhistas dos Jogos Olímpicos em Pequim

No total, nove atletas que participaram de Pequim'2008 tiveram resultado anulado

postado em 26/10/2016 19:40

AFP
Nesta quarta-feira, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a desqualificação de nove atletas que competiram nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim. De acordo com a entidade, os esportistas falharam nos exames de doping.

Dos nove atletas, seis haviam conquistado medalhas. Com a desqualificação dos resultados, o esportistas devolverão as medalhas. A substância ilícita que mais se repetiu nos exames de diferentes atletas foi o turinabol, esteroide anabolizante.

Entre os homens, os esportistas que perderam suas medalhas foram o uzbeque Soslan Tigiev, que havia ficado com a prata na categoria 66-74kg, o cazaque Taimuraz Tigiyev, prata na luta livre 84-96kg, e o bielorrusso Andrei Rybakou, prata no halterofilismo (85kg). Os exames dos três acusaram a presença de turinabol, e no de Rybakou ainda foi encontrado estanozolol.

Já entre as mulheres, as desqualificadas foram a ucraniana Olha Rorobka, prata no halterofilismo acima de 75kg, a russa Ekaterina Volkova, bronze nos 3000m com obstáculos, e a bielorrussa Nastassia Novikava, bronze no halterofilismo até 53kg. Esta última também testou positivo para estanozolol.

Outros três atletas que não subiram no pódio também foram desqualificados. Foram eles: a espanhola Josephine Onyias, nona nos 100m com barrreiras, o cubano Wilfredo Martinez, quinto no salto em distância, e Sardar Hasanov, do Azerbaijão, que não terminou a prova de halterofilismo até 62kg.

Tags: coi doping atletas medalhistas Pequim 2008