Flamengo

SÉRIE A

Bem como mandante, Bahia supera Flamengo e se mantém fora da zona de rebaixamento

Com apoio da torcida, tricolor baiano faz 2 a 1 sobre o rubro-negro carioca

postado em 28/09/2014 18:00 / atualizado em 28/09/2014 18:36

Gazeta Press

Divulgação/Bahia
Na tarde deste domingo, o Bahia ampliou sua invencibilidade mandante no Campeonato Brasileiro. Em partida válida pela 25ª rodada, o Esquadrão de Aço recebeu o Flamengo, na Arena Fonte Nova, e triunfou por 2 a 1. Os gols tricolores, que garantiram o retrospecto de seis partidas sem derrota em seus domínios, foram anotados pelo meia argentino Emanuel Biancucchi, um em cada etapa. Eduardo da Silva descontou para os visitantes

Com o resultado, os baianos chegaram aos 29 pontos e não poderão entrar na zona de rebaixamento com o decorrer das partidas restantes. Por sua vez, o Rubro-Negro segue com 31 unidades, tendo como último resultado positivo o placar mínimo aplicado sobre o Corinthians, no dia 14 de setembro, no Maracanã.

CONFIRA A TABELA COMPLETA DA SÉRIE A DO CAMPEONATO BRASILEIRO

O próximo compromisso dos soteropolitanos na elite nacional ocorre neste sábado, às 16h20 (de Brasília), diante do Fluminense. O confronto terá como palco o Estádio Mané Garrincha, em Brasília-DF. Já o clube da Gávea mede forças com o Santos, no mesmo dia e horário, no Maracanã. Entretanto, na quarta-feira, terá pela frente o surpreendente América-RN, na Copa do Brasil.

Gol argentino e festa em Salvador

Atuando em seus domínios, o Bahia criou a primeira oportunidade da partida, aos 11 minutos. Improvisado no meio-campo, o lateral-direito Diego Macedo avançou pela ponta direita e cruzou na área. Substituto de Kieza, Henrique se antecipou à marcação e testou firme, à esquerda de Paulo Victor.

Com 14 jogados, o Flamengo perdeu o zagueiro Wallace, com dores na coxa. Seu substituto, Chicão, logo viu o Esquadrão de Aço inaugurar o marcador, três minutos mais tarde, em jogada bem trabalhada. Railan aplicou um ‘chapéu’ na marcação e serviu Diego Macedo. O ex-corintiano encontrou Henrique na área, que girou sobre a marcação e assistiu Emanuel Biancucchi com um passe preciso. Aproveitando o presente, o irmão de Maxi e primo de Lionel Messi finalizou no canto direito adversário, para balançar a rede.

Em vantagem, o Tricolor quase ampliou a contagem quando o relógio apontou a marca dos 20. Emanuel Biancucchi se antecipou à marcação carioca e desviou de cabeça, mas parou em grande defesa de Paulo Victor, que se esticou para espalmar. A resposta visitante veio no ataque seguinte, em cruzamento de Éverton, que quase determinou gol contra de Guilherme Santos. O corte do defensor mandante passou rente à trave esquerda de Marcelo Lomba.

Com 30 jogados, Márcio Araújo quase decretou o empate, em finalização à longa distância. Porém, a bola passou rente à trave direita mandante. Aos 39, Luiz Antônio cobrou escanteio na direita, Éverton ajeitou de cabeça e Élton, cara a cara com Marcelo Lomba, não conseguiu o cabeceio. A bola ‘espirrou’ e acabou contida pela defesa tricolor.

Emanuel faz o segundo e vê pressão rubro-negra quase resultar no empate

Insatisfeito, Vanderlei Luxemburgo voltou do intervalo com o meia Gabriel, com passagem pelo Bahia, na vaga do apagado centroavante Élton. Porém, foi o Esquadrão de Aço a equipe que balançou as redes. Logo no primeiro minuto, Railan escapou pela ponta direita, invadiu a área e acabou derrubado por João Paulo. Leandro Pedro Vuaden marcou pênalti, que Emanuel Biancucchi não desperdiçou: o irmão de Maxi cobrou com extrema categoria, no ângulo direito de Paulo Victor, que caiu do lado oposto.

Com 16 jogados, o Flamengo diminuiu o marcador na Arena Fonte Nova. João Paulo avançou pela ponta esquerda e cruzou na área. Marcelo Lomba saiu mal e viu Eduardo da Silva testar firme, no contrapé. A bola tocou na trave direita tricolor antes de balançar a rede. No ataque seguinte, quase o dianteiro naturalizado croata empatou o embate, também de cabeça. Porém, desta vez, aproveitando cruzamento de Éverton.

Quando o relógio apontou a marca dos 20, o clube soteropolitano quase anotou o terceiro. Em cruzamento da direita, Guilherme Santos furou e viu a bola sobrar para Henrique, na pequena área. O dianteiro finalizou forte, rasteiro, mas Marcelo Lomba operou um verdadeiro milagre, defendendo à queima-roupa, com os pés.

Luxemburgo apostou suas últimas fichas no atacante Arthur, substituindo Eduardo da Silva. Porém, só chegou com perigo através de Samir, aos 29. O jovem zagureiro rubro-negro aproveitou cruzamento de Léo Moura e testou firme, mas mandou a bola rente à trave de Marcelo Lomba. A resposta veio com 37 minutos: William Barbio avançou pela ponta direita e tocou rasteiro na área. Livre de marcação, Henrique furou e desperdiçou uma grande oportunidade de matar o jogo.

BAHIA 2x1 FLAMENGO

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador-BA
Data: 28 de setembro de 2014, domingo
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: José Javel Silveira-RS e José Eduardo Calza-RS
Cartão amarelo: Uelliton

GOLS:
BAHIA: Emanuel Biancucchi (aos 17' do 1T e aos 3' do 2T)
FLAMENGO: Eduardo da Silva, aos 16' do 2T

BAHIA: Marcelo Lomba; Railan, Lucas Fonseca, Demerson e Guilherme Santos; Uelliton, Rafael Miranda, Diego Macedo (Pará) e Emanuel Biancucchi (Fahel); Maxi Biancucchi (William Barbio) e Henrique
Técnico: Gílson Kleina

FLAMENGO: Paulo Victor; Léo Moura, Wallace (Chicão), Samir e João Paulo; Luiz Antônio, Canteros, Márcio Araújo e Éverton; Eduardo da Silva (Arthur) e Élton (Gabriel)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Tags: seriea bahia flamengo