Flamengo

FLAMENGO

Por críticas à Ferj, técnico Vanderlei Luxemburgo é suspenso por dois jogos no TJD-RJ

Treinador ficará longe do comando nos dois últimos jogos da Taça Guanabara

postado em 30/03/2015 18:41

Divulgação/Flamengo
Na tarde desta segunda-feira, o técnico Vanderlei Luxemburgo acabou suspenso por dois jogos. O comandante do Flamengo foi denunciado pela procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) por tecer duras críticas à entidade que rege o futebol carioca (Ferj), dizendo, inclusive, que os torcedores deveriam “dar porrada na federação”. O treinador não compareceu à sessão, que teve como representante rubro-negro o advogado Michel Assef Filho, responsável por realizar a defesa do dono da prancheta.

Assim, Luxemburgo ficará fora dos dois últimos jogos válidos pela Taça Guanabara – diante de Fluminense, domingo, no Maracanã, e Nova Iguaçu, em Macaé, no dia 8 de abril, quarta-feira. Todavia, Assef Filho irá recorrer da decisão no próprio pleno do TJD-RJ, e não descartou a ida ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O julgamento durou uma hora, aproximadamente. Antes presentes na denúncia, os artigos 243-B e 243-C acabaram retirados pela procuradoria. Quando questionados sobre o 243-D, o presidente e os quatro auditores da sessão votaram pela absolvição. Neste contexto, Luxemburgo acabou suspenso pelo 258 – “assumir qualquer conduta contrária à disciplina e à ética desportiva –, com agravante no 178.

O gancho a Luxemburgo poderia chegar a dois anos – além de multa. A polêmica entrevista do comandante rubro-negro fez com que a procuradoria do TJD-RJ demandasse a suspensão preventiva, aceita na última quarta-feira. Contudo, o departamento jurídico flamenguista recorreu e garantiu o experiente comandante à beira do gramado nos dois últimos compromissos, diante de Bangu (vitória por 2 a 1, no Maracanã) e Bonsucesso (triunfo por 2 a 0, no Engenhão), ambos válidos pelo Estadual.

O próximo compromisso rubro-negro, diante do rival Fluminense, está agendado para domingo, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã. A formação da Gávea ocupa a liderança da elite carioca, com 32 pontos, trilhando um retrospecto de dez vitórias, dois empates e uma derrota.

Tags: carioca flamengo punição luxemburgo