Fluminense

FLUMINENSE

Flu deve sofrer desmanche no fim do ano

Com redução de investimento do patrocinador, clube pode perder principais estrelas

postado em 25/11/2014 14:48 / atualizado em 25/11/2014 14:54

Gazeta Press

Paulo Sergio/Photocamera
Mantendo a base nos últimos anos, o Fluminense deverá ter um elenco recheado de novidades para a próxima temporada. Isso porque, com as chances mínimas de se conquistar uma vaga na Copa Libertadores, o investimento para 2015 sofrerá uma forte redução. Além disso, a maior fonte de receita na busca por reforços e na manutenção dos salários mais altos do plantel deverá "secar". Isso porque a Unimed, principal patrocinadora do clube, vai reduzir seus investimentos no clube das Laranjeiras.

Alguns jogadores com contrato chegando ao fim em 31 de dezembro e, portanto, livres para assinar um pré-contrato com outros clubes, sequer foram procurados para renovar. Casos, por exemplo, do lateral-esquerdo Carlinhos e dos volantes Diguinho e Valencia. O primeiro, inclusive, já anunciou que vai deixar as Laranjeiras tão logo termine o Brasileirão. Outros preferem ser cautelosos.

“O meu desejo é permanecer no Fluminense, pois estou sendo muito feliz no clube, conquistei títulos importantes e não vejo motivo para sair. Mas estou esperando para que a situação se resolva, já que o clube não tem obrigação de renovar meu contrato”, afirmou Diguinho.

Na verdade, dos jogadores com contrato chegando ao fim, o Fluminense deseja renovar apenas os contratos do goleiro Diego Cavalieri e do zagueiro Gum. Os dois jogadores teria os vencimentos pagos pelo próprio clube. No caso do arqueiro, porém, existe uma boa diferença entre o que foi oferecido e aquilo que o atleta pretende receber. Além disso, o assédio de outros clubes pode inviabilizar o acordo.

Até mesmo jogadores que não tem contrato chegando ao fim não devem permanecer. O atacante Walter, por exemplo, vem dando sinais de insatisfação com o fato de não vir sendo utilizado em alguns jogos, o que inclusive aconteceu também com outro jogador de ataque, Rafael Sobis. No caso de Walter, o Tricolor ainda se comprometeu a pagar uma quantia ao Porto, de Portugal, no início do ano, o que pode aumentar ainda mais o desejo de se livrar do jogador.

Artilheiro do time no Campeonato Brasileiro, Fred é outro que pode deixar as Laranjeiras. Nos corredores do clube comenta-se que a diretoria e o próprio jogador entendem que o ciclo dele, contratado em 2009, já chegou ao fim. O atleta, inclusive, criticou o comportamento da torcida na goleada de 4 a 1 sofrida para a Chapecoense na semana passada.

Como ainda não definiu nem a permanência de Cristóvão Borges como técnico, o Fluminense só deverá iniciar seu planejamento para a próxima temporada no fim do Brasileirão. Uma coisa, porém, é certa: o novo comandante (ou o próprio Cristóvão) terá que lidar com um elenco mais barato e valorizar muito os jogadores revelados nas categorias de base.

Dentro de campo o Fluminense segue se preparando para a partida deste domingo, às 17h(de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), contra o Corinthians pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Com 58 pontos conquistados, o time precisa vencer os dois jogos restantes e ainda torcer por uma combinação de resultados para conseguir a classificação para a Copa Libertadores. A definição da formação que vai a campo deverá começar a acontecer no treino marcado para esta quarta-feira, na parte da tarde.

Tags: seriea fluminense fred