Fluminense

CAMPEONATO CARIOCA

MP anuncia ação para banir organizadas de Fluminense e Vasco dos estádios

Young Flu e Força Jovem serão punidas por enfrentamento no clássico

postado em 24/02/2015 20:32

O Ministério Público do Rio de Janeiro entrará com uma ação civil pública, no Juizado do Torcedor e Grandes Eventos, solicitando a proibição de duas torcidas organizadas de Fluminense e Vasco nos estádios: Young Flu e Força Jovem. O órgão também demandará a suspensão da venda de materiais referentes aos grupos, que se enfrentaram no último domingo, durante o clássico entre tricolores e cruz-maltinos, no Engenhão.

Esta é a segunda punição formulada em 2015 contra a torcida do Vasco. Antes do clássico em solo carioca, o MP já havia pedido a suspensão do grupo, além de iniciar uma investigação por causa de conflitos internos – referentes às disputas políticas na organização. Tal imbróglio fez o presidente Eurico Miranda discursar com veemente repúdio, alegando “não reconhecer mais tal segmento”.

O balanço realizado pelas polícias civil e militar do Rio de Janeiro na última segunda-feira constatou números alarmantes: 99 pessoas foram presas em flagrante e permanecerão detidas. Além disso, 19 menores acabaram identificados e encaminhados para o respectivo juizado.

Na data do clássico, o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) deteve 127 pessoas. A ação inaugural de segurança ocorreu horas antes do confronto, no bairro do Méier, onde 87 torcedores se enfrentaram na estação de trem local. Tal recinto é historicamente conhecido por violentos encontros entre tricolores e cruz-maltinos.

Após o conflito, dois grupos rivais da Força Jovem tentaram entrar em confronto. Tal prática teve mais 40 detidos. Dentro de campo, o Vasco superou o Fluminense por 1 a 0, com gol de Luan, convertendo pênalti.

Confira a nota exposta pelo Ministério Público na íntegra:

O Ministério Público ingressará com ação civil pública no Juizado do Torcedor e Grandes Eventos, requerendo a suspensão de comparecimento aos estádios das torcidas organizadas envolvidas no tumulto ocorrido no último domingo (22/02), a Young Flu e a Força Jovem do Vasco, além da proibição da venda de material dessas torcidas e do impedimento de entrada nos jogos dos torcedores identificados.

Tags: vascorj fluminenserj fluminense vasco carioca torcidas mp