Santos

CAMPEONATO PAULISTA

Reformulado, Santos reedita última final do Paulista em estreia contra algoz Ituano

O duelo contra o Galo será o primeiro grande teste para o modificado Peixe

postado em 01/02/2015 08:00

Ricardo Saibun/Santos FC
Quis o destino que Santos e Ituano se reencontrassem logo na estreia do Campeonato Paulista após disputarem a decisão da última edição do Estadual. No alvinegro praiano, ninguém nega que o time de Itu deixou um gosto amargo na garganta dos santistas ao ficar com o título, conquistado nos pênaltis, em 2014. E uma vitória às 19h30 (de Brasília) deste domingo, na Vila Belmiro, virou questão de honra.

“Fica aquele sentimento, não de vingança, mas de querer vencer e mostrar que somos fortes”, admite o volante Alison, novo camisa 5 da equipe após a saída de Arouca para o Palmeiras.

O duelo contra o Galo, aliás, será o primeiro grande teste deste novo Santos. Apesar da manutenção de boa parte da equipe, sete reforços foram contratados e alguns titulares, como Aranha, Edu Dracena, Mena, Leandro Damião e o próprio Arouca deixaram o clube.

Um dos recém-chegados, Vanderlei ainda não está com a documentação pronta e dá chance para Vladimir no gol. Nas laterais, Chiquinho deve estrear na vaga de Caju, que serve a Seleção Brasileira Sub-20, e Cicinho pode dar lugar a Victor Ferraz devido a dores musculares. A dúvida no ataque está na presença de Thiago Ribeiro, que pode virar desfalque devido a um problema estomacal e assim ceder a titularidade a Ricardo Oliveira.

Além de se preocupar com seu time, Enderson Moreira também está de olho no adversário para que o Peixe não seja surpreendido de novo, desta vez em plena Vila Belmiro. “Estamos buscando informações, (o Ituano) manteve 14 jogadores do time do ano passado, já se conhece, iniciou preparação muito antes. A dificuldade será enorme para uma equipe em um estágio físico e de preparação mais elevado, mas temos confiança para superar as dificuldades”, diz o técnico, enaltecendo a força de seu adversário de estreia no Paulistão.

“É um dos mais difíceis do campeonato, (equipe) madura, que conquistou o título no ano passado. Sabe como percorrer, como jogar, nossa estreia é difícil, mas sabemos o nosso desafio”, completa o técnico. O Santos está no Grupo 4, ao lado de Bragantino, Capivariano, Penapolense e XV de Piracicaba, clubes que não vai enfrentar nesta primeira fase.

Se Enderson tenta espiar a preparação do Galo de Itu, deve encontrar certo mistério por parte do técnico Tarcísio Pugliese. “Não temos a equipe 100% definida e, de qualquer forma, tudo aquilo que pudermos utilizar nesse momento a nosso favor vamos utilizar”, adianta, sem dar arma ao Peixe.

O elenco do Ituano sofreu grande reformulação desde o título estadual. Apenas quatro titulares que jogaram e venceram a final permanecem no clube: o lateral Dick e os meio-campistas Josa, Cristian, Jackson Caucaia. Também por isso o objetivo inicial não é defender a taça, mas conquistar vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. De qualquer forma, a estreia na Vila Belmiro é tratado como grande teste.

“Não teria estreia melhor, até para testar nosso conhecimento, ter uma prévia do que vamos encarar durante o campeonato”, avalia o capitão Josa. “Estamos ansiosos, sim, como em toda estreia, mas o que vai prevalecer é a humildade e a dedicação dentro de campo. Vamos chegar lá e fazer uma boa partida contra o Santos”, promete o volante, prometendo dar trabalho ao Peixe na Vila Belmiro.

FICHA TÉCNICA
SANTOS X ITUANO

Local:
Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP)
Data: 1º de fevereiro de 2015, domingo
Horário: 19h30 (Brasília)
Árbitro: Antonio Rogério Batista do Prado
Assistentes: Paulo de Souza Amaral e Vitor Carmona Metestaine

SANTOS:
Vladimir, Victor Ferraz (Cicinho), Gustavo Henrique, David Braz e Chiquinho; Alison, Renato e Lucas Lima; Geuvânio, Robinho e Ricardo Oliveira (Thiago Ribeiro)
Técnico: Enderson Moreira

ITUANO: Diego, Dick, Léo, Leonardo e Zé Carlos; Josa, Gercimar (Ewerton), Cristian e Jackson Caucaia; Misael e Jheimy (Ricardinho)
Técnico: Tarcísio Pugliese

Tags: santos ituano paulista estadual