Santos

COPA DO BRASIL

Santos diz que tomará 'providências cabíveis' contra pôster de time campeão da Copa do Brasil

Editora vende pôster do Santos como campeão da Copa do Brasil

postado em 30/11/2015 19:49

O Santos emitiu nota oficial no fim da tarde desta segunda-feira para criticar a revista-pôster da equipe como campeã da Copa do Brasil, que está sendo vendida em bancas de São Paulo pela Editora Escala. O clube fez questão de afirmar que não tem contrato com a editora que vai tomar as "providências cabíveis"

"O Santos esclarece que não tem contrato de licenciamento com a Editora Escala para uso de imagens de qualquer tipo, como foto de jogadores e escudo do clube. Sendo assim, o clube tomará as providências cabíveis", diz a breve nota.

Sobre a reclamação e ameaça do Santos, a editora se manifestou dizendo que o produto lançado é um material editorial, informativo. A "É um direito da imprensa noticiar fatos e informar. E também um direito fazê-lo sem necessidade de prévia autorização, pois isso configuraria censura prévia. Foi por este motivo que o Santos Futebol Clube não foi consultado", explicou.

A revista traz imagens da primeira partida da decisão entre Santos e Palmeiras, disputada no último dia 25, na Vila Belmiro, com vitória dos donos da casa por 1 a 0. São fotos da celebração do gol de Gabriel, que deu a vitória aos santistas, do técnico Dorival Júnior e das estrelas do time, como o meia Lucas Lima, o atacante Ricardo Oliveira e o volante Renato. Os três atuaram naquela partida.

Além disso, a revista do 'Santos campeão da Copa do Brasil 2015' traz ainda cenas da festa que os torcedores do Santos fizeram na chegada da equipe ao estádio, o nome de todos os jogadores do elenco e três gritos da torcida santista.

O material acaba acirrando ainda mais a rivalidade entre os clubes. No primeiro jogo da decisão, vencido pelo time santista por 1 a 0, os palmeirenses deixaram o gramado reclamando muito da arbitragem de Luiz Flávio de Oliveira e de alguns jogadores adversários, em especial Ricardo Oliveira e Lucas Lima.

A decisão da Copa do Brasil está aberta. Uma vitória simples do Palmeiras leva a final para os pênaltis. O Santos joga pelo empate. Se perder de dois ou mais gols de diferença, dá Palmeiras.

A reportagem do Estado entrou em contato com a editora Escala, que explicou o motivo da publicação do pôster: "O material em questão, 'Revista Pôster Futebol Show - Copa do Brasil 2015 - Santos um time campeão', é uma homenagem ao time do Santos e a sua história de conquistas. Já fizemos o do Corinthians, este sim cravando o time como campeão do Brasileiro de 2015, e estamos preparados pra lançar o do Palmeiras. O fato de ter vencido a primeira partida da final foi o que motivou a Revista Pôster do Santos saísse antes. Por isso, o material do Palmeiras ainda não está nas bancas". A nota foi assinada por Paulo Sapata, gerente de marketing e comunicação da editora.

Tags: santos copadobrasil palmeirassp taça poster