São Paulo

SÃO PAULO

Ganso e Osorio ficam livres de novo gancho, mas Luis Fabiano não enfrenta Corinthians

São Paulo não poderá contar com centroavante diante do Timão, dia 9 de agosto

postado em 31/07/2015 19:45

O São Paulo terá mais um desfalque diante do Corinthians, no dia 9 de agosto, no Morumbi. Em julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, nesta sexta-feira, Luis Fabiano pegou dois jogos de suspensão (um já cumprido) pela expulsão no duelo com o Sport, em decisão que ainda cabe recurso. O meia Paulo Henrique Ganso e o técnico Juan Carlos Osorio, também expulsos, escaparam de novo gancho.

Luis Fabiano havia sido denunciado em dois artigos: 254 (jogada violenta) e 243-F (ofender alguém em sua honra). De acordo com o árbitro, depois de expulso com o segundo amarelo por uma falta cometida, o centroavante se dirigiu a ele e disse: “Vai tomar no c… Vai se f… Vocês estão acabando com o futebol brasileiro. Desse jeito o futebol aqui no Brasil vai acabar”. Apenas o segundo lhe rendeu pena: duas partidas de suspensão.

Ainda segundo a súmula, Osorio foi expulso por “apontar com o dedo indicador em riste na direção do árbitro principal, simular a apresentação de um cartão e logo em seguida bater palmas de maneira irônica”. O árbitro André Luiz de Freitas Castro relatou ainda que o treinador “relutou em deixar a área técnica” e só saiu ao ser informado de que seria solicitado apoio policial.

Por esse motivo, ele foi denunciado por infração ao artigo 258, com base no segundo inciso do segundo parágrafo (desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões). Mesmo sendo reincidente, foi absolvido. Ganso foi enquadrado no mesmo artigo. “Foi sacanagem o jogo inteiro. Você esta é de brincadeira”, teria dito, de acordo com a súmula, depois de receber o cartão vermelho. O meia foi punido com uma partida, porém já cumpriu a pena com a suspensão automática.

Nenhum dos três denunciados esteve presente na sessão, cuja defesa foi feita pelo advogado Roberto Armelin. Mais cedo, porém, Osorio disse que, conforme prometido, passou a se comportar melhor à beira do campo. “Futebol é emocional, de paixão. Sou ser humano como qualquer um. Se me equivoquei, já fui castigado, já é o suficiente”, disse o treinador, referindo-se à suspensão automática na rodada seguinte.

Conhecidas as punições – além de suspensão a Luis Fabiano, também uma multa de R$ 3 mil por atraso na entrada de campo –, o São Paulo se reapresentará aos trabalhos na segunda-feira, depois de dois dias de folga. Já se sabia que o volante Thiago Mendes (pelo terceiro amarelo) e o atacante Alexandre Pato (por pertencer ao rival) não poderiam atuar no clássico do dia 9, no Morumbi.

Em contrapartida, Osorio está garantido na área técnica e poderá contar com o retorno do lateral direito Bruno e do volante Wesley, que já deixaram o Reffis e treinaram com bola nesta sexta-feira. Além disso, estarão igualmente à disposição o zagueiro Luiz Eduardo e o atacante colombiano Wilder Guisao, recém-contratados.

Tags: futnacional seriea