Tênis

Murray vence Novak Djokovic, quebra tabu de 77 anos e conquista Wimbledon

Britânico levou o título do Grand Slam atuando em casa

postado em 07/07/2013 13:37 / atualizado em 07/07/2013 14:10

AFP PHOTO / GLYN KIRK

Andy Murray mais uma vez colocou seu nome na história do tênis da Grã-Bretanha. O atleta nascido na Escócia levou milhares à loucura neste domingo no All England Club ao conquistar Wimbledon, torneio mais tradicional do circuito, e quebrar um tabu de 77 anos sem títulos de jogadores da casa na chave masculina da competição.

O histórico título veio com uma vitória firme sobre o sérvio Novak Djokovic, líder do ranking mundial, por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 7/5 e 6/4, e ainda apagou a decepção de 2012. Na temporada passada, Murray chegou à final, quebrando um longo jejum sem tenistas da casa na briga pelo título, mas acabou derrotado de virada por Roger Federer.

Antes de Murray, o último britânico a vencer Wimbledon na chave masculina de simples foi Fred Perry, que em 1936 conquistou o último de seus três títulos na grama do All England Club. Em 1938 Bunny Austin ainda foi vice-campeão na última final com um tenista da casa antes da ascensão do escocês de Dunblane.

Para conquistar o título neste domingo, Murray foi firme contra um tenista que não costuma perdoar erros de seus adversários. A atitude do britânico pôde ser vista já no primeiro set, em que conseguiu duas quebras de serviço, uma a mais do que Djokovic, para abrir vantagem.

Com apoio dos torcedores locais que lotaram a quadra central de Wimbledon, entre eles o primeiro-ministro britânico David Cameron e o guitarrista Ron Wood do Rolling Stones, Murray enfrentou um momento de adversidade no segundo set. Depois de ter seu saque vencido pelo sérvio no quinto game, ele devolveu a quebra no oitavo e triunfou novamente no serviço de Djokovic no 12º game, fazendo 2 a 0 na partida.

O líder do ranking mundial não conseguia se encontrar em quadra. Sem a agressividade que lhe é característica, o tenista sérvio perdeu seu saque já no primeiro game da terceira parcial. Mas Djokovic se recusou a entregar a partida e renasceu com duas quebras para tomar a frente do placar no set.

O mau momento do britânico durou pouco e já no game seguinte após perdeu seu serviço pela segunda vez, conseguiu quebrar o saque do sérvio. Com ânimo redobrado após a recuperação, Murray venceu novamente o saque de Djokovic e com 5/4 no marcador sacou para fazer história em Wimbledon.

A torcida britânica mal conseguia se conter. De pé, aplaudiu e urrou com os três pontos consecutivos que deixaram Murray com um triplo match point. A histeria coletiva teve que ser brevemente contida, quando Djokovic salvou as três bolas do campeonato.

O britânico precisou jogar mais sete pontos dentro do game até ter nova chance de ser campeão. E desta vez não desperdiçou. Com um potente saque e uma direita funda no segundo golpe, fez Djokovic jogar a bola na rede e, enfim comemorou.

Murray chutou o boné para longe, se ajoelhou para beijar a grama e colocou as mãos no rosto enquanto olhava para cima. Antes de receber o troféu, ainda escalou as arquibancadas para celebrar ao lado de sua equipe e família.