Tênis

TÊNIS

Na Li anuncia aposentadoria do tênis aos 32 anos

Esportista é considerada a responsável por impulsionar o tênis na Ásia

postado em 19/09/2014 10:08 / atualizado em 19/09/2014 10:14

Agência Estado

REUTERS/Daniel Munoz/Files
Na Li, dona de dois títulos dos torneios do Grand Slam e a melhor tenista da história da China, anunciou nesta sexta-feira a sua aposentadoria, em meio a uma série de lesões. A estrela chinesa de 32 anos, considerada a responsável por impulsionar o tênis na Ásia, explicou que problemas recorrentes no joelho a levaram a tomar a decisão.

O anúncio de Na Li confirmou as especulações que surgiram durante esta semana de que Na Li encerraria a sua carreira dias antes do começo do Torneio de Wuhan, que será disputado a partir do próximo domingo na sua cidade natal.

Ao ser campeã de Roland Garros em 2011, Na Li se tornou a primeira chinesa a faturar um título de simples em uma das quatro principais competições do tênis. Em janeiro deste ano, ela se sagrou campeã do Aberto da Austrália, na sua terceira decisão em Melbourne.

Essa vitória a colocou no segundo lugar no ranking da WTA, a melhor posição da sua carreira. Depois dessa coroação, porém, Na Li só participou de sete torneios e não joga desde que foi eliminada na terceira rodada de Wimbledon. Depois disso, Na Li cancelou sua participação em três torneios em agosto, incluindo o US Open, alegando problemas no joelho.

"A maioria das pessoas no mundo do tênis vai saber que minha carreira foi marcada por problemas nos meu joelho direito", disse a chinesa em uma carta aberta. "Depois de quatro cirurgias no joelho e centenas de injeções por semana para aliviar a inflamação e a dor, o meu corpo me pede para que se encerre esse castigo".

A primeira dessas cirurgias aconteceu em março de 2008. Na Li disse que a mais recente foi realizada em julho, no joelho esquerdo. "Depois de algumas semanas de recuperação pós-operatória, tratei de dar todos os passos necessários para voltar às quadras", disse Na Li. "Embora no passado eu tenha me recuperado das operações, desta vez eu senti que seria diferente", acrescentou.

"Um dos meus objetivos era me recuperar o mais rápido possível, a fim de estar pronta para o primeiro torneio da WTA em minha cidade natal. Embora eu tenha tentado voltar 100%, meu corpo estava me dizendo que, aos 32 anos, não seria capaz de competir novamente no nível mais alto. Este esporte é muito competitivo para não estar 100%", concluiu Na Li, agora aposentada do tênis, que está em sexto lugar no ranking da WTA e conquistou nove títulos na sua carreira, com 503 vitórias e 188 derrotas.

Tags: Na Li 32 anos aposentadoria tênis