Vasco

CAMPEONATO CARIOCA

Vasco derrota Flamengo, encerra tabu e enfrenta Botafogo na decisão do Campeonato Carioca

Vascaínos acabaram com um jejum de 11 confrontos sem derrotar seu maior rival

postado em 19/04/2015 18:11 / atualizado em 19/04/2015 22:43

Marcelo Sadio/vasco.com.br

Com um gol marcado após um pênalti duvidoso, o Vasco derrotou o Flamengo por 1 a 0 na tarde deste domingo e se classificou à final do Campeonato Carioca. O gol da classificação foi marcado por Gilberto, diante de mais de 53 mil presentes ao Maracanã. Assim, Botafogo e Vasco farão a decisão do Estadual.

Diferentemente do jogo de ida, dessa vez as duas equipes decidiram jogar. Lances violentos, porém, voltaram a se repetir; no primeiro tempo, os vascaínos Gilberto e Christiano foram punidos com cartão amarelo por duas entradas fortes nas costas de adversários. A do lateral-esquerdo foi com a sola da chuteira. No total, dez cartões amarelos seriam distribuídos.

No futebol propriamente dito, os dois times tiveram seus momentos de domínio na etapa inicial. Primeiro, com o Vasco. Antes dos 15 minutos, a equipe do técnico Doriva teve quatro chances de gols - duas cobranças de falta de Rodrigo, um cabeceio de Julio dos Santos e outro de Luan. Todas as conclusões, porém, pela linha de fundo.

Depois dos 15, foi a vez de o Flamengo se impor na partida. A primeira conclusão do time veio aos 19, quando Alecsandro recebeu de costas para o gol e ajeitou para Everton chutar forte mas por cima. Aos 29, Luiz Antônio bateu falta com perigo à esquerda de Martín Silva. E, aos 30, a melhor chance do primeiro tempo: Alecsandro se antecipou à defesa em cruzamento da esquerda e, de primeira, obrigou Martín Silva a fazer grande defesa.

Os times voltaram com mudanças no segundo tempo. Precisando da vitória, o Vasco abriu mão do meio-campista Marcinho para a entrada do atacante Dagoberto, voltando de lesão. Já o Flamengo contou com a entrada de Arthur Maia na vaga de Luiz Antônio.

Assim como acontecera no primeiro tempo, o Vasco começou em cima. Aos 7, Rodrigo cabeceou e Paulo Victor salvou em cima da linha - jogadores vascaínos ficaram pedindo gol. Já aos 8, Gilberto bateu rasteiro de fora da área e o goleiro rubro-negro espalmou para escanteio.

Aos 17, o Vasco acabaria abrindo o marcador. Mas num lance que rendeu, e provavelmente ainda vai render, muita reclamação. Serginho recebeu lançamento na grande área e Wallace chegou para fazer jogada de corpo. O volante foi ao solo e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, Gilberto bateu com força para fazer 1 a 0.

Como o resultado já não servia mais para o Flamengo, Luxemburgo decidiu mexer no time. Colocou Gabriel e Eduardo da Silva e avançou a marcação rubro-negra. O jogo passou a ser praticamente de meia-linha, com o Vasco jogando no contragolpe. Gabriel teve grande chance de empatar aos 34, quando chutou de primeira à queima-roupa e Martín Silva fez grande defesa. Mas, depois disso as finalizações cessaram. E o Vasco segurou a vitória e a classificação.

FLAMENGO 0 x 1 VASCO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 19 de abril de 2015, domingo
Hora: 16h (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Corrêa e Rodrigo Pereira Joia
Renda: R$ 2.420.610,00
Público: 48.221 pagantes
Cartões amarelos: Pará, Bressan, Eduardo da Silva e Wallace (Flamengo); Gilberto, Christiano, Julio dos Santos, Rafael Silva, Martín Silva e Guiñazu (Vasco)

GOL VASCO: Gilberto, aos 16min do segundo tempo

FLAMENGO: Paulo Victor, Pará, Bressan, Wallace e Anderson Pico; Márcio Araújo, Jonas e Luiz Antônio (Arthur Maia); Everton (Gabriel), Marcelo Cirino (Eduardo da Silva) e Alecsandro
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

VASCO: Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Christiano; Serginho, Guiñazu, Julio dos Santos e Marcinho (Dagoberto); Rafael Silva (Bernardo) e Gilberto (Lucas)
Técnico: Doriva

Tags: vasco flamengorj carioca flamengo