BASQUETE

Basquete dos Estados Unidos se prepara para Jogos do Rio'2016 sem pensar em zika vírus

Astros da NBA colocam chance de defender país em Olimpíada acima dos riscos

postado em 28/06/2016 10:16 / atualizado em 28/06/2016 10:20

AFP
A seleção norte-americana de basquete já se prepara par a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. Nesta segunda-feira os 12 convocados se reuniram em um evento realizado pela USA Basketball – o equivalente a Confederação do esporte no país -, em Nova York. Sem os dois principais jogadores da atualidade, LeBron James e Stephen Curry, a equipe irá em busca da terceira medalha de ouro consecutiva, já que os Estados Unidos venceram Pequim 2008 e Londres 2012.

A exemplo de diversos países que estão receosos quanto as ameaças do zika vírus, os Estados Unidos também temem a exposição de seus atletas e os principais nomes que atuam na NBA comentaram sobre o problema. Carmelo Anthony, por exemplo, revelou que teve de negociar com sua esposa a ida aos Jogos Olímpicos por conta do surto do vírus e já recebeu uma posição dos médicos da seleção norte-americana sobre isso.

“Falei com nossos médicos, outros que também estiveram lá (Brasil), minha esposa, resolvendo essa conversa. É uma oportunidade e história que estamos tentando fazer”, disse o jogador do New York Knicks.

Já DeMarcus Cousins demonstrou não haver meio termo e colocou a seleção norte-americana de basquete acima de qualquer obstáculo que os jogadores possam enfrentar durante a estadia no Rio de Janeiro. Segundo o jogador do Sacramento Kings, vestir a camisa de seu país é uma das maiores honras que há.

“Não posso me preocupar com isso. A verdade é que o Zika é na América, então qual a real diferença? Não foi algo que tive de ponderar. Sinto que estou bem protegido e ficarei bem… Você tem que vestir os EUA no peito e essa é uma das maiores honras que há. Tenho que representar meu país inteiro. Estou muito grato pela oportunidade e quero tirar vantagem disso”, afirmou.

Tags: basquete