Vôlei

Campeonato Estadual de 2011 começa com Minas estreando em Juiz de Fora

Time minas-tenista enfrenta o UFJF, nesta quinta-feira, às 19h, fora de casa

postado em 17/08/2011 19:38 / atualizado em 17/08/2011 19:58

Orlando Bento/Divulgação

O Campeonato Mineiro de Vôlei começa nesta quinta-feira, com o Vivo Minas em ação. O time minas-tenista terá como adversário a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), às 19h, em Juiz de Fora. A equipe de BH espera recuperar a hegemonia estadual, já que perdeu o título para o Cruzeiro em 2010, ficando com o vice-campeonato.

O técnico do Minas, Marcelo Fronckowiak, conta com um grupo bem reformulado em relação ao que terminou em quarto lugar na última Superliga. Mas ele espera uma boa estreia da equipe, já pensando em dar ritmo e entrosamento aos jogadores para o restante da temporada. As novidades do time são Anderson, Bruno Temponi, Marcelinho, Orestes Miraglia, Manius, Guilherme e Polaco. Do grupo de 2010 permanecem Henrique, Luizinho e Edinho, além dos oriundos da base Otávio, Lucarelli, Victor Hugo, Vitor Hillmann, Leonardo e Paulo.

O Minas disputou três amistosos no período de preparação. Foram duas vitórias, contra os juvenis da Bulgária (3 a 2), na Arena JK, e a Seleção da Austrália (3 a 1) e uma derrota, diante da mesma Austrália, por 3 sets a 1. As duas partidas ante os australianos tiveram como local o Poliesportivo do Riacho, em Contagem. Fronckowiak espera bom rendimento na estreia no Mineiro, que considera um dos principais campeonatos regionais do país.

“É o momento de pôr em prática o que o grupo vinha treinando. Precisamos criar uma identidade e adquirir uma performance dentro das exigências do voleibol do Minas”, disse o treinador, satisfeito com a atuação da equipe nos amistosos. Mas ele tem problemas para escalar o time. Além de alguns jogadores que estão em período de readaptação depois de passagem pela Europa, casos de Marcelinho e Bruno Temponi, outros estão contundidos: Edinho, com fratura no pé direito, e Otávio, que sofreu fratura na mão direita quando defendeu a Seleção Brasileira no Mundial Juvenil, no Rio de Janeiro.

Outro desfalque é o ponteiro Lucarelli, convidado para treinar com a Seleção comandada pelo técnico Bernardinho, em Saquarema. “Estamos administrando pequenos imprevistos, mas precisamos jogar para dar ritmo ao grupo”, enfatizou o treinador do Minas.

Fórmula de disputa

O Mineiro de 2011 terá a participação de cinco equipes. Além do Minas e do UFJF, disputam o campeonato Cruzeiro, BMG Montes Claros, Olympico Blumenau MartMinas. O Uberlândia Tênis Clube (UTC) desistiu do Estadual por falta de recursos.

Pelo regulamento, os times jogam em turno e returno com os quatro melhores se classificando para as semifinais, em cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º e 3º) e em uma só partida, com mando de quadra da equipe de melhor campanha. A decisão do título também será em um só confronto e na casa do time mais bem ranqueado na competição.

No sábado, dia 20, será a vez de o Cruzeiro estrear na competição. O time celeste enfrenta a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), às 18h, na cidade da Zona da Mata.