Vôlei

Reabilitação é a ordem hoje

postado em 07/02/2012 07:00

Reabilitação é a palavra que move Minas e Mackenzie na rodada de hoje da Superliga Nacional Feminina de Vôlei, a terceira do returno. As duas equipes vêm de derrotas. O Minas, que enfrenta o Macaé, às 20h, na Arena JK, perdeu para o Praia, em Uberlândia, por 3 a 2, um resultado que fez o time perder uma posição, caindo do terceiro para o quarto lugar, sob ameaça do Sesi, apenas dois pontos atrás. Ontem, o time do Triângulo voltou a fazer bonito, batendo o Pinheiros por 3 a 1 – 24/26, 26/24, 25/21 e 26/24.

O Mackenzie fez um jogo equilibrado com o Osasco, no entanto acabou derrotado dentro de casa, por 3 a 1. Agora, busca a reabilitação contra o líder da competição, o Rio, às 18h30, no Maracanãzinho. Mais uma vez existe a reclamação contra a tabela, pela sequência de jogos contra as equipes mais fortes, pois de uma só vez pegou Vôlei Futuro, Osasco e Rio, os três primeiros colocados e os favoritos ao título.

No Minas, não só o técnico Jarbas Soares Ferreira, mas as jogadoras se preocupam com os altos e baixos do time. “Há uma semana, contra o São Bernardo, vencemos por 3 a 0 em casa e jogamos bem. Uma vitória desse tipo serve para estimular, para embalar o time, no entanto, não conseguimos fazer nosso jogo em Uberlândia e acabamos perdendo”, diz a meio de rede Natasha, que se mostra preocupada com o tropeço.

A levantadora Claudinha tem a mesma preocupação. “Estamos invictas em casa. Isso é importante. Mas temos de fazer isso também fora  e essa tem sido nossa dificuldade. Temos de jogar bem e vencer, além de nos preocupar em diminuir os erros. É importante para a sequência da competição.”

Quando o time chegou à terceira posição, há duas rodadas, o treinador minas-tenista havia chamado a atenção para a necessidade de não haver empolgação com as vitórias em casa. Destacava que o time precisa repetir os resultados fora. E alertava: “Ainda temos muito a evoluir. É preciso ter uma maior concentração, mais atenção, pois muitas vezes cometemos erros bobos. Isso não pode continuar”.

Jarbas escala o time na partida de hoje com Claudinha, Daymí, Natasha, Fernanda, Mari Paraíba, Herrera e Tássia (líbero).

MISSÃO QUASE IMPOSSÍVEL Vencer o Rio, o líder, dentro de seus domínios, é o desafio de Picinin e suas comandadas. O treinador vê sua equipe em evolução e usa como exemplo a partida contra o Osasco. “Nós fizemos um jogo de igual para igual nos dois primeiros sets, quando o jogo esteve empatado. Mas a partir do terceiro não conseguimos mais repetir a atuação dos dois primeiros.”

Para o treinador, o problema é que o time demorou um pouco a assimilar as mudanças táticas do adversário, que começaram com o saque. “Essa leitura tem de ser imediata. Precisamos disso para obtermos as vitórias.” Para ele, uma vitória hoje se tornaria o diferencial. “Estaríamos marcando ponto em cima de um adversário contra quem dificilmente os nossos rivais diretos não pontuarão. Por isso, uma vitória hoje nos daria pontos importantes.” Ele escala o time com Tati, Ingrid, Lara, Letícia Hage, Gabi, Thaís e Sofia (líbero).