Vôlei

Superliga Masculina

Com rivalidade ainda mais acirrada, Minas e Cruzeiro voltam à quadra neste sábado

Em caso de vitória, time estrelado pode garantir vaga na final da Superliga Masculina

postado em 06/04/2012 14:57 / atualizado em 06/04/2012 18:23

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Com rivalidade em alta, Minas e Cruzeiro voltam à quadra neste sábado às 10h, na Arena JK, pela Superliga Masculina de Vôlei. A partida poderá selar a classificação do time estrelado à decisão, pelo segundo ano consecutivo, já que venceu o primeiro duelo, por 3 sets a 1, em Contagem. O Minas precisa ganhar em casa para forçar o terceiro jogo, previsto para a próxima terça-feira, às 21h, no Poliesportivo do Riacho - em função da vantagem do Cruzeiro conquistada na primeira fase da competição. Todos os 3.500 bilhetes colocados à venda se esgotaram em pouco mais de uma hora.

O duelo que já era para ser tenso por valer uma vaga na final, ganhou contornos ainda mais acirrados em função dos acontecimentos que cercaram a primeira partida. O Minas se queixou publicamente de intimidação e agressão verbal sofridas pelos seus atletas no intervalo do terceiro para o quarto set. Um torcedor do Cruzeiro se aproximou da grade, atirou um objeto na quadra e ainda cuspiu e ofendeu o time minas-tenista.

O treinador Marcelo Fronckowiak ficou revoltado e reclamou da segurança: “Os torcedores estavam sobre a tábua, sobre a mesa de marcação. O jogo ficou parado naquela ocasião por cinco minutos, foi necessário chamar segurança. Na troca de set, houve intimidação e agressão verbal muito forte em relação ao meu banco e aos meus jogadores e isso precisa ser coibido”.

As provocações mexeram com os jogadores do Minas e contribuíram para atuações abaixo da crítica. “O Minas estava estranho. Não era o time que conhecemos. Eles não estavam bem. Nós esperávamos um jogo mais duro, mais acirrado, de 3 a 2”, reconheceu o ponteiro Maurício, do Cruzeiro.

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
Agora, para o segundo jogo, o central Douglas Cordeiro, do Cruzeiro, acredita que é preciso ter atenção redobrada. “A gente está ciente que o Minas não jogou o que sabe, isso está bem claro. Jogamos bem, não estou tirando nosso mérito, mas sabemos do poder de superação da equipe deles, mostrou isso durante toda a Superliga, ganhou várias tie-breaks depois de perder de 2 a 0, inclusive com a gente. Estamos cientes disso, da dificuldade que vamos encontrar lá na Arena, mas a gente vai concentrado para tentar buscar a vitória e garantir nossa vaga na final”.

Concentração

Para não se deixar levar com toda a atmosfera pesada que envolve o clássico, o levantador Marcelinho, do Minas, um dos jogadores mais experientes do grupo, acredita que é preciso manter a concentração e continuar o trabalho que está sendo feito. “Nesse segundo jogo, temos que fazer o mesmo que foi feito durante toda a competição. A nossa equipe vem tendo um padrão de jogo muito bom e é um grupo que tem uma força muito grande”, destaca Marcelinho, terceiro melhor levantador em eficiência da competição.

Pelo Cruzeiro, o levantador William pondera que é preciso estar atento apenas no que estiver acontecendo dentro de quadra e esquecer a torcida adversária. “Temos que focar no jogo e na vitória. Tenho certeza de que nenhum fator fora de quadra vai tirar nossa atenção”, disse o segundo melhor levantador em aproveitamento, que também entende que a determinação e o coração são determinantes em uma decisão. “Agora é pensar em nós, já sabemos como eles jogam. Temos que pensar em fazer as coisas bem feitas como no primeiro jogo. Agora, chega um momento em que a emoção e a garra falam mais alto. Assim terá que ser neste sábado”, afirmou o levantador.