Vôlei

Bernardinho pré-convoca Ricardinho e três jogadores do Cruzeiro para a Liga Mundial

Henrique e Lucarelli, do Minas, também estão na lista do treinador da Seleção

postado em 23/04/2012 11:06 / atualizado em 23/04/2012 11:31

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Afastado da Seleção Brasileira desde a temporada de 2007, Ricardinho foi pré-convocado pelo técnico Bernardinho para a disputa da Liga Mundial. O jogador faz parte de uma lista de 25 nomes divulgada no site oficial da Federação Internacional de Vôlei nesta segunda-feira.

Pouco antes da edição de 2007 dos Jogos Pan-americanos, disputada no Rio de Janeiro, houve um desentendimento e Ricardinho acabou cortado em um episódio até hoje não esclarecido publicamente. Após um período de completo afastamento, o levantador se reaproximou dos integrantes da Seleção, o que culmina com a pré-convocação.

A inclusão de Ricardinho na pré-lista para a Liga Mundial, no entanto, não é garantia de retorno à Seleção Brasileira. Como o torneio é longo, Bernardinho costuma convocar uma lista maior para aproveitar os atletas de forma estratégica na parte inicial do torneio. Para a fase final, apenas 12 serão selecionados.

Após o vice-campeonato da Superliga diante do Cruzeiro, o levantador do Vôlei Futuro admitiu que gostaria de disputar os Jogos de 2012. “Realmente, esse negócio de Londres e Olimpíada me deixa um pouco empolgado. Vamos ver o que vai acontecer”, disse Ricardinho, campeão em Atenas-2004, no último sábado.

Na temporada de 2010, Bernardinho também incluiu o levantador, considerado um dos melhores do mundo na posição, na pré-lista para a Liga Mundial. No entanto, o próprio jogador pediu para não ser convocado, já que estava retornando ao Brasil após um longo período na Itália.

O treinador da Seleção Brasileira também convocou os levantadores Bruninho, Marlon e Rapha, além de William Arjona, campeão da Superliga com o Sada Cruzeiro. Maurício e Wallace, também do time mineiro, e Lorena, destaque do Vôlei Futuro, também foram relacionados.

Confira a pré-lista de Bernardinho para a Liga Mundial:


Levantadores
Bruninho - Florianópolis
Marlon - Rio de Janeiro
Raphael - Trentino-ITA
Ricardinho - Vôlei Futuro
William Arjona - Cruzeiro

Líberos
Serginho - Sesi
Mário Jr. - Vôlei Futuro

Meios de rede

Gustavo - Florianópolis
Eder - Florianópolis
Sidão - Sesi
Rodrigão - Sesi
Lucão - Rio de Janeiro
Henrique - Minas

Atacantes

Wallace - Cruzeiro
Leandro Vissotto - Cuneo-ITA
Giba - Florianópolis
Murilo - Florianópolis
Théo - Rio de Janeiro
Thiago Alves - Panthers-JAP
João Paulo Bravo - Arkas Spor Kulubu-TUR
Dante - Rio de Janeiro
Lorena - Vôlei Futuro
Lucarelli - Minas
Renan - São Bernardo
Maurício - Cruzeiro