Vôlei

RIO 2016

Belo Horizonte receberá delegações olímpica e paralímpica da Grã-Bretanha na Olimpíada

Atletas paralímpicos também escolhem BH para treinos antes dos Jogos

postado em 23/06/2014 22:27 / atualizado em 23/06/2014 22:37

Redação /Superesportes

Cleonice Silva/UNA


Belo Horizonte confirmou nesta segunda-feira que será base de treinamento das equipes olímpica e paralímpica da Grã-Bretanha nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A cidade receberá 350 atletas olímpicos e 165 paralímpicos. O anúncio oficial foi feito pelo secretário municipal extraordinário para a Copa do Mundo, Camillo Fraga, pelo diretor executivo da Associação Paralímpica Britânica (British Paralympic Association BPA), Tim Hollingsworth, e pelo chefe de missão da Associação Olímpica Britânica (British Olympic Association, BOA), Mark England.

O acordo com a British Paralympic Association será assinado nesta terça-feira, no mesmo formato do compromisso firmado com a British Olympic Association no ano passado.

As instalações utilizadas serão do Centro Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Minas Tênis Clube. “A cidade de Belo Horizonte possui ótimos centros de treinamento e é um orgulho saber que atletas do país que sediou a última Olimpíada treinarão em nossa cidade. Londres escolheu Belo Horizonte”, disse o secretário Camillo Fraga. Ainda segundo ele, as obras estruturais e o trabalho de preparação realizados para a Copa do Mundo foram fundamentais para que a cidade tenha sido escolhida.

O diretor executivo da British Paralympic Association, Tim Hollingsworth, ressaltou que uma preparação de alta qualidade é o diferencial para que o país tenha uma boa participação nos próximos Jogos. Em 2012, a Grã-Bretanha ficou em terceiro lugar no quadro de medalhas. “Belo Horizonte possui o melhor centro de treinamento do Brasil. Além do mais é uma cidade agradável, bastante acolhedora e cheia de oportunidades”, afirmou.

Já Mark England, chefe da British Olympic Association , destacou a parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais. “A UFMG está interessada em informações sobre o funcionamento dos esportes paralímpicos e o time está feliz em ajudar, com certeza será um grande legado para a cidade”.

A preparação dos atletas britânicos em Minas Gerais já começou este ano, com a presença de atletas olímpicos do remo e canoagem em Nova Lima. O treinamento dos atletas paralímpicos terá início em maio de 2015.

Além de abrigar equipes para treinamento, Belo Horizonte receberá 16 jogos de futebol feminino e masculino no estádio Mineirão durante as Olimpíadas de 2016.

Tags: Belo Horizonte grã-bretanha inglaterra 2016 rio olimpíada treinos base