Vôlei

SUPERLIGA FEMININA

Minas e Praia registram melhor temporada do vôlei feminino mineiro na Superliga

Já classificadas aos playoffs, equipes voltam à quadra nesta quinta-feira

postado em 23/02/2017 09:27 / atualizado em 23/02/2017 09:36

Ramon Lisboa/EM/D.A Press
Minas e Praia, que estarão em quadra nesta quinta-feira – contra Fluminense, às 20h, na Arena JK, e Osasco, às 19h30, no interior paulista, respectivamente –, registram, nesta temporada, a melhor participação do vôlei feminino mineiro na história da Superliga. A seis rodadas do fim da fase de classificação, as duas equipes já estão garantidas nos playoffs (quartas de final), o que nunca ocorreu com tamanha antecedência. Em ascensão, as minas-tenistas tentam manter o quarto lugar para ter a vantagem de decidir em casa na melhor de três da próxima fase. O time do Triângulo, por sua vez, está em segundo lugar, atrás apenas do Rio.

O Minas conseguiu recuperação espetacular, invicto neste ano. Desde o último revés, em dezembro, são oito vitórias consecutivas. O crescimento veio a partir da chegada de duas jogadoras: a oposto norte-americana Hooker e a ponteira Jaqueline. Além disso, o aproveitamento de Rosamaria aumentou desde que ela trocou de posição, de oposto para ponteira. Ela é a maior pontuadora da competição, com 284 pontos em 18 jogos, média de 15,8 por partida.

“Quanto mais pontos eu fizer, melhor. Quero ajudar o time e, se der, manter essa média. Com a chegada da Hooker, que veio para decidir as jogadas, minha maneira de jogar mudou. Hoje me vejo como ponteira passadora e defendo mais que ataco. Mesmo assim, tenho pontuado bem”, disse Rosamaria, musa da torcida.

Os números mostram como a força coletiva minas-tenista tem sido decisiva na reação. A líbero Leia é a melhor da competição, com 52,94% de eficiência. Ela é também dona da quarta melhor defesa, com 38,35%. Outro destaque é a oposto Hooker, que tem o melhor aproveitamento, 31,3%. A meio de rede Mara é a melhor bloqueadora do torneio, com 40,71% de acerto.

Além disso, o  Minas é dono do melhor bloqueio entre as 12 equipes – lidera esse fundamento com 35,8% de aproveitamento. Na recepção, a equipe da capital está em segundo lugar, com 45,6%, e é o terceiro melhor ataque, 25,69%.

PROMOÇÃO Os ingressos para o jogo contra o Fluminense serão vendidos a partir de 18h15 nas bilheterias da Arena JK, a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Tags: praia clube minas superliga