Futebol Nacional

COPA SUL-AMERICANA

Copa Sul-Americana de 2013 pode ter times da Série B do Brasileiro

Alteração se tornou necessária pela disputa simultânea com a Copa do Brasil

postado em 10/08/2012 17:56

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta sexta-feira algumas alterações nos critérios de classificação de clubes brasileiros para a Copa Sul-Americana a partir do ano que vem. Com estas mudanças, é possível que a competição continental conte com participantes da Série B do Campeonato Brasileiro.

As alterações se tornaram necessárias porque a partir de 2013 a Copa do Brasil passará a ser disputada por 86 equipes, incluindo os participantes da Copa Libertadores, e durará o ano todo. A quarta fase do torneio brasileiro (oitavas de final) coincidirá com o início da Sul-Americana, o que fez com que a CBF tivesse que pensar em outro critério.

Assim, a entidade decidiu que as vagas na Sul-Americana serão completadas com os clubes mais bem colocados na Série A. Isto acontecerá se os oito times que teriam direito pelo Campeonato Brasileiro ainda estiverem envolvidos na Copa do Brasil.

Caso estas oito vagas não sejam preenchidas até o 16.º colocado do Brasileirão, os quatro clubes que subirem da Série B terão direito de disputar a competição continental. Se ainda assim houverem vagas, os quatro rebaixados da Série A poderão estar na Sul-Americana.