Futebol Nacional

COPA DO BRASIL

Com recurso jurídico, ABC pode recuperar vaga que perdeu em campo na Copa do Brasil

Clube potiguar alega escalação irregular de meio-campo Preto, do Novo Hamburgo

postado em 01/08/2014 20:04

Gazeta Press

Apesar de ter perdido a partida para o Novo Hamburgo por 2 a 0, resultado que, dentro de campo, determinou a eliminação do ABC da Copa do Brasil, a equipe potiguar pode ganhar, nos tribunais, o direito de disputar a fase de oitavas de final do torneio nacional. Isso porque a equipe gaúcha está sendo acusada de ter utilizado o jogador João Luiz, mais conhecido como Preto, de forma irregular na partida do meio de semana.

O caso já foi comunicado a promotoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que por sua vez repassou o recado aos cartolas do clube do interior gaúcho. Desconsiderando o aviso, a diretoria do Novo Hamburgo insistiu em manter o atleta entre os titulares selecionados para o confronto.

O meio-campista foi expulso no jogo de ida da segunda fase, contra o J.Malucelli e, de acordo com o regulamento, deveria cumprir dois jogos de suspensão em razão do cartão vermelho. O primeiro foi cumprido ainda contra os paranaenses, e o segundo, para abonar a punição, deveria ser cumprido diante do ABC, na partida de ida, realizada em Natal (RN).

Alegando que o contrato do atleta havia expirado, não havendo mais vínculo entre Preto e o clube gaúcho, a diretoria não considerou a partida como pagamento de punição já que, segundo os próprios registros da CBF, o jogador não constava mais como profissional do time sulista.

Entretanto, o jogador não só continua integrando o plantel do Novo Hamburgo como foi decisivo na partida de volta, realizada no interior do Rio Grande do Sul, ao assumir a responsabilidade de armar as jogadas ofensivas, em partida que determinou – mesmo que provisoriamente - a classificação da equipe às fases eliminatórias da Copa do Brasil.

Tags: Tribunal STJD Novo Hamburgo ABC americamg