Futebol Nacional

SÉRIE B

Vasco e Avaí se enfrentam em busca do topo da tabela

Adilson Batista não contará com Marlon, Pablo Guiñazu e Montoya

postado em 30/08/2014 12:15

Gazeta Press

Marcelo Sadio/vasco.com.br

O Vasco recebe o Avaí neste sábado, às 16h10 (de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro, em partida válida pela 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O clube carioca mira uma vitória no fim do primeiro turno para se manter entre os primeiros colocados da tabela. O Cruz-Maltino soma 32 pontos e trava um confronto direto de G-4, zona de acesso para a elite do futebol nacional. Os catarinenses têm apenas um ponto a menos e os dois times tentam se reerguerem após tropeços na rodada passada. Os cariocas empataram por 1 a 1 com o Icasa, tendo sofrido o gol de empate nos acréscimos do segundo tempo. Já o time avaiano não conseguiu mais do que um 0 a 0 com o Santa Cruz, em Florianópolis (SC).

Adilson Batista, técnico do Vasco, tem procurado trabalhar com seus jogadores a importância do resultado em si, independentemente da maneira como ele é conquistado. A ideia é amenizar a pressão que existe sobre o clube nesta Série B, já que o Cruz-Maltino acaba entrando em campo como favorito e com um peso grande nas costas.

“O Vasco sempre foi o time a ser batido nesta Série B. Portanto, precisamos ter tranquilidade para atuarmos, principalmente em casa, onde a pressão é ainda maior. O adversário joga no nosso erro, sabe que seremos sempre cobrados, mesmo se estivermos vencendo o jogo. Esse grau de maturidade os atletas precisam ter para que o time tenha bons resultados”, disse Adilson. Os jogadores vascaínos concordam com o treinador e acreditam que será preciso tranquilidade neste sábado.

“O Avaí, como qualquer time que vem jogar em São Januário, atua fechado em seu campo, tentando impedir que o Vasco consiga desenvolver bem seu papel. Temos que saber lidar bem com isso e encontrar o momento certo de ganhar o jogo”, explicou o meia Douglas.

Para o jogo contra o Avaí, Adilson Batista não poderá contar com o lateral direito Marlon, com o volante argentino Pablo Guiñazu e com o meia colombiano Montoya, que vinha atuando no ataque. Assim, o jovem Lorran vai ganhar uma chance na lateral esquerda, já que Diego Renan, a outra opção, retornou aos treinos apenas esta semana após se recuperar de um estiramento muscular na perna esquerda. Além disso, o atacante Kléber recebeu do STJD nesta sexta-feira uma punição de três jogos. No dia 19 de agosto, o Gladiador havia dado um tapa no rosto do zagueiro Gustavo Geladeira, do Vila Nova, em jogo válido pela 17ª rodada da Série B. Com a suspensão, a tendência é de que o atacante Thalles seja o seu substituto.

Em termos de volantes haverá troca de hermanos, já que Aranda foi o escolhido para a vaga de Guiñazu, enquanto que Guilherme Biteco ganha a vaga de Montoya. As mudanças não param por aí. O meia argentino Maxi Rodríguez, que foi contratado recentemente junto ao Grêmio e lançado ao time titular, perde a posição para Dakson, recuperado de dores musculares na coxa direita. O zagueiro Rodrigo será poupado e Luan e Douglas Silva vão compor o setor. Pelo lado do Avaí, o técnico Geninho, mesmo pedindo respeito ao Vasco, quer ver seus jogadores atuando de igual para igual.

“Todos nós conhecemos a grandeza do Vasco e sabemos como é complicado ganhar dentro de São Januário. Mas temos condições de fazermos um grande jogo e conquistarmos o resultado positivo. Para isso é fundamental que a nossa equipe tenha uma boa atitude, mostrando que sabemos que podemos jogar de igual para igual contra qualquer um”, declarou Geninho.

Em termos de escalação, o time catarinense não poderá contar com o cérebro de sua equipe, o meia Marquinhos, suspenso após receber o terceiro amarelo no empate contra o Santa Cruz. Sendo assim, Diego Felipe, que retorna de suspensão, e Diego Jardel, ocupam o setor do veterano apoiador. Recuperado de lesão na coxa direita, o volante Eduardo Costa volta na vaga de Julio Cesar. Atualmente, o Vasco ocupa a terceira posição com 32 pontos, enquanto o Avaí é o quarto com um a menos.

VASCO X AVAÍ

VASCO: Martín Silva, Carlos César, Luan, Douglas Silva e Lorran; Aranda, Fabrício, Dakson e Douglas; Guilherme Biteco e Thalles
Técnico: Adilson Batista

AVAÍ: Vagner, Bocão, Pablo, Antônio Carlos e Marrone; Eduardo Costa, Eduardo Neto, Diego Jardel e Diego Felipe; Anderson Lopes e Willen
Técnico: Geninho

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 30 de agosto de 2014 (sábado)
Horário: 16h10 (de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (FIFA-AL)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (FIFA-BA) e Fábio Pereira (Fifa-TO)

Tags: avai vasco serieb