Futebol Nacional

TORCIDAS ORGANIZADAS

Torcidas punidas pelo MP cumprirão pena a partir de sexta e serão monitoradas por clubes e PM

Organizadas dos clubes mineiros não poderão ir a jogos já neste fim de semana

postado em 01/10/2014 15:44 / atualizado em 01/10/2014 16:06

Thiago Madureira /Superesportes

RODRIGO CLEMENTE / EM DA PRESS
O banimento temporário dos estádios nacionais das torcidas organizadas Máfia Azul, Pavilhão Independente (ambas do Cruzeiro) e Galoucura (Atlético) entrará em vigor a partir desta sexta-feira. Caberá ao clube mandante, em parceria com a Polícia Militar, fazer o monitoramento para impedir o descumprimento das sanções.

A ação extrajudicial foi formalizada, nessa terça-feira, às organizadas, que prometem recorrer da decisão. Segundo consta no termo de audiência, após o direito de defesa das torcidas mencionadas “a medida será novamente analisada, sendo convalidada ou revogada”.

Tanto a Máfia Azul quanto a Pavilhão Independente poderão comparecer normalmente ao jogo do Cruzeiro nesta quarta-feira, às 19h30, pela Copa do Brasil, contra o ABC.

A Federação Mineira de Futebol também dará apoio em algumas medidas necessárias. “Nosso papel de acordo com o Estatuto do Torcedor é tornar pública a punição no site da federação e comunicar os clubes afiliados. Isso já foi feito. Agora, podemos auxiliar os clubes mandantes neste trabalho de monitoramento. Mas é uma obrigação da segurança fazer esse papel”, disse o presidente da FMF, Castellar Neto.

Como a pena é nacional, caberá à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) comunicar as demais polícias de outros estados da federação.

A medida educativa ainda restringe os torcedores vinculados às organizadas de usar qualquer vestimenta, faixa, bandeira ou boné alusivos à agremiação durante o período de banimento. A exposição dos nomes das organizadas não será permitida e nem a cessão de ingressos, conforme ocorre em alguns clubes do país.

Tags: Polícia Militar Ministério Público cruzeiroec atleticomg clubes monitoradas pena punidas torcidas