Futebol Nacional

SÉRIE A

Em busca de 'milagre', Criciúma tenta primeiro triunfo como visitante contra Vitória

No duelo dos desesperados, dois times buscam a vitória para se afastar da degola

postado em 25/10/2014 11:41

Gazeta Press

Separados por apenas um ponto na classificação geral, Vitória e Criciúma se enfrentam, a partir das 18h30 (de Brasília) deste sábado, no Estádio do Barradão, em uma espécie de ‘duelo dos desesperados’. Na lanterna da tabela, o Tigre vai em busca da primeira vitória fora de casa diante do rubro-negro baiano para respirar na luta contra o rebaixamento e, de quebra, colocar o adversário na berlinda.

A apenas oito jogos do final do Campeonato Brasileiro, Criciúma e Vitória buscam um ‘milagre’ na tentativa de evitar o descenso. Para garantir a permanência na elite, os times precisam somar, ao menos, 15 dos 24 pontos a serem disputados. Sem ter conquistado um sequer fora de casa, a equipe catarinense espera, já no confronto direto contra o Leão, voltar a somar pontos na tabela após duas derrotas consecutivas, para Fluminense e Atlético-PR. O jogo no Barradão coloca frente a frente o pior ataque da competição – o do Criciúma, com 21 gols – e a segunda pior defesa – a do Vitória, com 42 gols sofridos.

A delegação do Tigre embarcou para Salvador na tarde desta quinta-feira com um desfalque importante: o meio-campista Paulo Baier, que completa 40 anos neste sábado. O jogador, que voltou ao Criciúma – clube que o projetou – para encerrar a carreira, recebeu o terceiro cartão amarelo no duelo contra o Furacão – seu ex-clube – e deverá cumprir suspensão automática.

Em contrapartida, o técnico Gilmar Dal Pozzo voltou a relacionar o goleiro Galatto e o meia Roger Gaúcho para viajar com o elenco ao Nordeste. Galatto, inclusive, tem chances de começar como titular após Bruno falhar diante do Furacão, no último domingo. Na lateral esquerda a mudança é certa: Giovanni está suspenso pelo acúmulo de cartões e dá lugar a Bruno Cortez.

Dal Pozzo ainda tem dúvidas no setor ofensivo e, por conta da falta de opções no ataque, pode até mudar o esquema tático da equipe, do 4-3-3 para o 4-4-2 com a entrada de mais um atleta no setor de criação. São desfalques no ataque Maurinho, Silvinho e Gustavo. Caso atue com dois homens na linha de frente, Gilmar Dal Pozzo deve optar pela dupla Lucca e Souza.

Já o Vitória, que vem de duas derrotas seguidas tal como o Criciúma, voltou a Salvador depois do duelo contra o Corinthians, em Cuiabá (MT), com alguns problemas na bagagem. O versátil Luiz Gustavo, que atuou na lateral direita contra o Timão, mas também pode cumprir funções de zagueiro e primeiro volante, recebeu o terceiro amarelo na Arena Pantanal e terá de ficar de fora da partida. Em compensação, o titular da posição, Nino Paraíba, volta a estar à disposição de Ney Franco após cumprir suspensão.

A presença do meio-campista Marcinho, um dos principais responsáveis pelo setor de criação do Vitória na ausência do argentino Escudero, segue como incerta já que o jogador deixou o campo contra o Corinthians com dores na coxa. “Ainda incomoda, mas a vontade de ir a campo é grande para ajudar meus companheiros”, comentou o jogador, que iniciou o tratamento ainda no trajeto a capital baiana.

Ao analisar a trajetória da equipe até o fim do nacional, Ney Franco admite a dificuldade da sequência, mas coloca três pontos dentro de casa como obrigação. “Nós temos quatro jogos em casa e quatro fora. O nosso caminho, assim como o de todas as equipes, é um caminho difícil. O próximo confronto é entre duas equipes que querem escapar do rebaixamento e, em casa, não podemos admitir outro resultado que não seja a vitória”, determinou o treinador.

FICHA TÉCNICA:
VITÓRIA-BA x CRICIÚMA-SC

Local: Estádio Manoel Barradas, em Salvador (BA)
Data: 25 de outubro de 2014, sábado
Hora: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e José Javel Silveira (ambos do RS)
Quarto árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)

VITÓRIA: Roberto Fernández; Nino Paraíba, Roger Carvalho, Kadu e Juan; Adriano, Richarlyson, Cáceres e Marcinho (Edno); Vinícius e Dinei
Técnico: Ney Franco

CRICIÚMA: Bruno (Galatto), Eduardo; Rafael Pereira, Ronaldo Alves e Cortez; Rodrigo Souza, João Vitor, Martinez (Bruno Lopes) e Cléber Santana; Lucca e Souza
Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Tags: seriea sc criciuma vitoriaba